Pescadores vão receber orientação sobre câncer de pele - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Pescadores vão receber orientação sobre câncer de pele

Foto: Divulgação
O Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Norte Fluminense (CEREST-NF), realizam nesta quinta-feira (1º), em Farol de São Thomé, ação de alerta e conscientização de pescadores e ambulantes sobre o Câncer de Pele.


O trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e Superintendência Municipal de Pesca e Aquicultura (SMPA), será na Tenda para Todos, das 9h às 12h.

Durante a ação, a equipe vai distribuir panfletos educativos sobre a doença, amostras de filtro solar e fazer orientações gerais aos trabalhadores sobre o tema. Vai também divulgar os programas e serviços que o PAST e o CEREST oferecem, além de fazer um cadastro dos trabalhadores, entre ambulantes e pescadores, para facilitar futuros atendimentos. 

— Trabalhadores expostos ao sol de forma contínua, como pescadores e ambulantes, precisam ser conscientizados que o filtro solar é um “Equipamento de Proteção Individual” (EPI) obrigatório, assim como chapéus, mangas compridas e óculos escuros. O câncer de pele é muito frequente nesse segmento e nos preocupa essa falta de conhecimento sobre a doença — afirmou a coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Trabalhador (PMST) da SMS, Renata Juncá.

O superintendente de Pesca e Aquicultura, José Roberto Pessanha, o Betinho, também destaca o ganho para os pescadores. “Trata-se de uma iniciativa de extrema importância para os pescadores, que em seu dia a dia de trabalho, muitas vezes não tomam todas as medidas de precaução. Ações em parceria como essas só merecem nosso elogio e incentivo”, afirmou Betinho.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!