CEA leva para Farol oficinas com objetos recicláveis - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

CEA leva para Farol oficinas com objetos recicláveis

Foto: Divulgação 
O Centro de Educação Ambiental (CEA), vinculado à Secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental, realizará oficinas durante o Verão 2018 no Farol de São Thomé.


A partir deste sábado (6), oficinas produzidas com materiais reutilizados serão demonstradas no estande da secretaria, fixo na praia campista. A programação se estenderá por cinco sábados, sempre das 8h30 às 13h, com entrada aberta ao público. Haverá ainda doações de mudas de árvores frutíferas e nativas.

Oficinas de sabão ecológico, jardim suspenso, porta objetos, pufs sustentáveis, bloquinhos de papel, quadro reciclável, entre outras, serão demonstradas durante o período. Neste sábado (6), será a vez do jardim suspenso, com plantas ornamentais expostas em garrafas pet. Em 2017, 420 litros de óleo, que causariam enorme dano se descartados de forma incorreta, foram transformados em sabão ecológico. Os objetos produzidos em oficinas poderão ser levados pelos participantes, e outros ficarão expostos no estande, como quadros e pufs.

Para o gerente do CEA, Júlio Carlos da Silva Junior, a conscientização ambiental é o principal objetivo do trabalho apresentado no estande.

“É importante mostrar que objetos que seriam descartados causando grandes impactos ao meio ambiente, podem ser reutilizados, tornando-se materiais sustentáveis. E trata-se de materiais com longo tempo de decomposição, degradando o meio ambiente. As garrafas pet, por exemplo, que passa a ter várias utilidades nesses projetos, levam 100 anos para se decompor. Nas ruas, em rios, mares, no lençol freático, o impacto direto ao meio ambiente é grande com objetos que podem ser reaproveitados e é que procuramos mostrar”, pontuou Junior.

Doação de mudas – Acerola, pitanga, goiaba, carambola, mamão, oiti, aroeira e ipê amarelo, são exemplos de mudas de árvores, entre frutíferas e nativas que serão distribuídas no estande durante os cinco sábados de oficina. Serão 100 mudas, por sábado, com disponibilidade de uma por pessoa.

Durante a semana, estes e outros projetos do CEA ficam abertos para visitação, na sede, localizada na Avenida José Carlos Pereira Pinto, 306, Calabouço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Durante as visitas, são realizadas ações, como palestras e visitas técnicas ao pomar verde. Escolas e instituições podem fazer agendamentos pelo e-mail: gerencia.cea.smda@gmail.com e também pelo telefone (22) 98175-1534.


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!