Uma ‘Superlua’ para começar 2018 - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 31 de dezembro de 2017

Uma ‘Superlua’ para começar 2018

Divulgação
Hoje, a atenção estará voltada para o brilho dos fogos de artifício da virada do ano, mas na noite de amanhã um outro espetáculo irá iluminar o céu.

O primeiro dia de 2018 será marcado pelo fenômeno conhecido como “Superlua”, quando a Lua cheia coincide com a aproximação máxima do satélite com a Terra, fazendo com que ela fique aparentemente maior e mais brilhante.

— A Superlua é interessante porque pode ser vista de todos os lugares do planeta, não é como um eclipse, que só é observado em apenas uma região — explicou a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional. — E a diferença no brilho e no tamanho é perceptível, mesmo para quem não sabe o que é uma Superlua. Sempre que o fenômeno acontece, meu telefone fica cheio de mensagens com amigos perguntando o que está acontecendo.

O perigeu — a menor distância entre a Lua e a Terra — acontece às 19h54 do dia 1º, quando a Lua estará a “apenas” 356.565 km da Terra, sendo que a distância média, segundo a Nasa, é de 384.400 km. A Lua ficará cheia poucas horas depois, à 0h24 do dia 2, quando estará a 356.846 km do planeta. Segundo cálculos de Josina, esta será a segunda maior Superlua do período entre 2000 e 2027, ficando atrás apenas da superlua de 14 de novembro de 2016, quando o satélite estava a 356.511 km de distância.

MAIOR E MAIS BRILHANTE

Segundo o site Timeanddate.com, a Superlua será entre 12% e 14% mais brilhante que a “Microlua”, quando o satélite está no ponto mais distante de sua órbita em relação à Terra na fase cheia, e 7% maior que o tamanho médio da Lua cheia.

— Logicamente, a Lua não muda de tamanho, mas ela fica aparentemente maior. Como ela estará mais perto, o tamanho aparente do disco será maior — explicou Josina.

A observação vai depender das condições climáticas, mas Josina recomenda que os interessados em acompanhar o fenômeno busquem pontos de onde seja possível ver a Lua surgindo no horizonte, pois uma ilusão de ótica faz com que ela pareça ainda maior. No Rio de Janeiro, o Sol irá se pôr às 19h41 e a Lua irá nascer às 19h18.

— Nesse tempo quente, a gente vê a Lua nascendo vermelha. É uma visão bem bacana, uma boa hora para fotografar — recomendou a pesquisadora. — Em quase todo o Brasil, o litoral fica voltado para o Leste, então basta procurar uma praia e olhar para o mar. No Rio de Janeiro, por causa de uma curva na costa, o litoral fica para o Sul. Mas de muitos lugares é possível olhar para o Leste, pode ser da janela de um prédio.

O fenômeno não é exatamente raro. Apenas em 2018 serão mais duas Superluas, nos dias 13 de julho e 11 de agosto, mas elas não serão visíveis por serem de Lua nova. A próxima superlua de Lua cheia acontecerá só em 2019, no dia 21 de janeiro. Mas a próxima Superlua com aproximação semelhante a esta do dia 1º de janeiro será apenas no dia 24 de dezembro de 2026.

Por causa de oscilações no seu eixo de rotação em relação ao plano da Terra, a órbita da Lua não é regular, fazendo com que a distância nos perigeus não seja constante. A Superlua cheia com maior aproximação do século acontecerá no dia 6 de dezembro de 2052, quando o satélite estará a 356.429 km da Terra.

(O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!