Três terminais serão inaugurados no Porto do Açu - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Três terminais serão inaugurados no Porto do Açu

 Foto: Divulgação
A Prumo Logística inaugura nesta terça-feira (07) três terminais - Terminal Multicargas (T-MULT), Terminal de Petróleo (T-OIL) e o Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (TECMA) no Porto do Açu. A solenidade contará com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa.

A finalidade é montar plataformas para diversos tipos de negócios com operadoras que atuam na Bacia de Campos e que demandam serviços como transporte e apoio logístico na região.

O Terminal Multicargas (T-MULT) está em operação desde setembro de 2015 e movimenta bauxita e tem autorização para operar qualquer tipo de granéis sólidos e líquidos e cargas de projeto, além de contêineres, representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o T-MULT.

Já o Terminal de Petróleo (T-OIL) está instalado no Terminal 1 (terminal offshore) do Porto do Açu. Conta com três berços disponíveis ao longo de 1,4 km de quebra-mar, sendo que dois deles serão capacitados para receber navios exportadores tipo VLCC ou SuezMax e um deles apenas SuezMax.

No T-OIL será realizada a operação de transbordo de petróleo em área abrigada por um quebra-mar. Os navios estarão atracados e cercados por barreiras de contenção. Este tipo de operação permite maior segurança no transbordo durante todo o ano.

Atualmente, o canal do T-OIL possui 20,5 m de profundidade, e poderá receber inicialmente navios Suezmax. Até o final de 2017, a previsão é que a profundidade do terminal seja ampliada para até 25 metros.

A nova capacidade operacional do T1 irá gerar crescimento econômico regional e a estimativa é que no auge de sua atividade, a operação do T-OIL represente um significativo acréscimo de arrecadação de ISS pela municipalidade – na ordem de 10% da atual receita do município de SJB.

O terceiro terminal, de Combustíveis Marítimos do Açu (TECMA), é uma parceria da Prumo com a BP para comercialização de óleo diesel marítimo. Localizado no Terminal 2 (T2), ele conta com dois berços para atracação.





C24H

Um comentário:

  1. É triste de ver uma praia tão bonita quanto Farol de São Thomé e tão desvalorizada pelos governantes, uma praia onde o desenvolvimento não chega nunca, onde Açú e Barra do Furado que são praias bem menores que Farol , conseguem desenvolvimento.
    Só nos resta parabenizar os governantes das cidades vizinhas que deixam o progresso chegar, diferente da nossa cidade onde o Farol só é valorizado e visto quando é verão ou quando tem tragédia.
    AMO MINHA PRAIA, mas não posso morar nela, pois em Farol não tem desenvolvimento o suficiente para atender a população.

    ResponderExcluir

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!