Imunização contra a raiva dia 29 - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Imunização contra a raiva dia 29

Foto Divulgação
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Campos, realiza no próximo sábado (29) a campanha de vacinação contra a raiva animal. A expectativa é imunizar aproximadamente 80 mil animais, entre cães e gatos, nos dezenas de postos em áreas estratégicas do município. 

Segundo o diretor do CCZ, Cesar Salles, cães e gatos acima de um mês de vida devem ser vacinados, desde que estejam saudáveis. "Quem for levar o animal deve tomar alguns cuidados. Os gatos devem ser levados em caixas de transportes ou sacolas de tecido. Já os cachorros, com coleira. Cães bravos devem usar focinheiras", orientou.

A raiva é uma zoonose transmitida do animal para o ser humano e não tem cura. Ao suspeitar da doença, os donos devem isolar os animais e entrar em contato pelo telefone 0800-2828822. Inúmeras ações realizadas pelo CCZ livraram Campos da raiva animal e humana.

Os animais de pequeno porte em Campos estão livres da raiva há mais de 10 anos e não registra caso de raiva em humanos há mais de cinco anos, segundo Salles. "Fazemos o controle de morcegos hematófagos, orientação à população, visitas a comunidades rurais e distribuição de pastas vampiricidas. Quando identificamos a raiva em grandes animais, o CCZ dispara ações no mesmo local para evitar que a doença seja transmitida aos animais de pequeno porte", ressaltou o diretor.













O Diário RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!