Checagem de digitais para seguro-desemprego começa em dezembro - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Checagem de digitais para seguro-desemprego começa em dezembro

Foto Internet
A checagem das digitais do trabalhador para o pagamento do seguro-desemprego começará a ser testado em dezembro em Brasília.

A identificação pessoal por meio das impressões digitais é chamada de biometria. Como cada digital é única, o sistema impede que uma pessoa se passe pela outra no momento de receber o seguro. O objetivo do programa é eliminar a possibilidade de fraude no recebimento do benefício.

Uma das causas de preocupação do governo é que o número de beneficiários do seguro-desemprego passou de 5,6 milhões em 2005 para 8,9 milhões em 2013. Com isso, as despesas saltaram de R$ 8,6 bilhões para R$ 31,9 bilhões no mesmo período.

A ideia é que, após projeto-piloto no Distrito Federal, a iniciativa seja levada a Sergipe e Alagoas e, então, estendida a todo o país, segundo o Ministério do Trabalho.

A medida segue determinação do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), que publicou resolução no final de 2013 prevendo a implantação da biometria para o pagamento do seguro-desemprego no país até o fim do próximo ano.

A identificação biométrica será exigida apenas no pagamento do benefício em dinheiro vivo. Há, ainda, a opção de depósito em conta.











Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!