Até
o momento, a Unilever informa que 14 pessoas comunicaram por meio do
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), que tiveram problemas após ingerir a
bebida
A
Unilever confirmou nesta sexta-feira que o líquido envasado no lugar do
suco de maçã AdeS de 1,5 litro é uma solução de hidróxido de sódio a
2,5% — ou seja, soda cáustica, produto altamente alcalino, que pode
provocar queimaduras na mucosa da boca e garganta. Inicialmente,
achava-se que o suco teria sido contaminado por produto de limpeza, mas, nota da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da
Justiça sobre o recall, divulgada no início da noite, esclareceu que as
caixas contêm apenas soda cáustica.
Segundo
a Senacon, a empresa informou ao governo que 96 embalagens de 1,5 litro
do lote AGB 25, fabricado em 23 de fevereiro e válido até 22 de
dezembro de 2013, “não contêm o produto mas uma solução de limpeza
imprópria para o consumo. Ainda de acordo com a empresa, o conteúdo
apresenta PH elevado e pode representar risco de queimadura ou sensação
de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerido.”
A
nota divulgada à imprensa pela Unilever na quinta-feira dava a entender
que a bebida havia sido contaminada com produto de limpeza: “nessas
unidades foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de
uma falha no processo de higienização que resultou no envase de
embalagens com solução de limpeza”, dizia um trecho.
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É uma situação grave. Quem beber essa solução, que tem ação corrosiva,
poderá sentir queimadura e ter lesões na mucosa. Porém, como são poucas
caixas e as pessoas não devem ter ingerido grande quantidade da bebida,
não chega a ser um problema de saúde pública – afirmou o médico
toxicologista Ângelo Zanaga Trapé, da Universidade de Campinas
(Unicamp).
Risco de queimadura
Segundo
a Senacon, a empresa informou que 96 embalagens de 1,5 litro da bebida
“não contêm o produto mas uma solução de limpeza imprópria para o
consumo. Ainda de acordo com a empresa, o conteúdo apresenta PH elevado e
pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na
boca, caso venha a ser ingerido.”
Até
o momento, a Unilever informa que 14 pessoas comunicaram por meio do
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) tiveram problemas após ingerir a
bebida. A empresa admite que este número pode aumentar. A fabricante
pede que os consumidores entrem em contato 0800-707-0044, das 8h às 20h,
ou pelo email sac@ades.com.br para esclarecer dúvidas sobre o recall.
O
Ministério da Justiça lembra que o Código de Defesa do Consumidor (CDC)
determina como dever do fornecedor o reparo ou a troca de produto ou
serviço defeituoso, a qualquer momento, e de forma gratuita. Se houver
dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e
defesa do consumidor.
Campos 24 Horas