Chegada de empresas anima estagiários - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 8 de julho de 2012

Chegada de empresas anima estagiários

Com a chegada de grandes empreendimentos no Norte e Noroeste Fluminense, as oportunidades de estágio estão aumentando cada vez mais em Campos e em toda a região. Por esse motivo, o município vem atraindo algumas agências de estágio como, por exemplo, a Agência Brasileira de Emprego e Estágio (Abrae).


A Abrae é responsável pelo encaminhamento de estudantes de ensino médio, técnico e superior às empresas, contribuindo na capacitação do jovem, e facilitando o ingresso no mercado de trabalho, através do estágio. A agência é uma empresa de direito privado, com atuação diretamente voltada para o setor de recursos humanos.

De acordo com o gerente da empresa em Campos, Carlos Varejão Fonseca, a proposta é promover o melhor atendimento dos estudantes, empresas concedentes e instituições de ensino, através de uma assessoria técnica contínua, contando com profissionais capacitados para exercer este trabalho.

— A região está em fase de crescimento, com o advento de muitas empresas. Isso faz com que o número de profissionais qualificados cresça. Nos dois meses de atuação  já encaminhamos quatro estagiários para as empresas — disse.

O serviço oferecido pela Abrae é gratuito. Para se cadastrar, basta acessar  www.portalabrae.com.br. Ela atua no mercado de trabalho há 8 anos, em 15 estados e 90 municípios brasileiros. Ao todo são 1.500.00 pessoas cadastradas.

Outro programa que ajuda estudantes a conseguir o primeiro estágio é o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee). Ele proporciona ao aluno uma complementação acadêmica e as primeiras experiências no mercado de trabalho.Segundo a consultora no Norte e Noroeste Fluminense, Joice Lessa, o estágio é muito importante tanto para o aluno quanto para a empresa. Para ela, é uma forma de desenvolver talentos. “Um importante instrumento de oxigenação nas políticas de gestão de pessoas nas organizações de vanguarda, uma vez que capta estudantes com grande potencial empreendedor, cujos talentos contribuem efetivamente para o capital intelectual”, destacou.

Ela explicou que com a chegada do Porto do Açu, a procura por estágio cresceu na cidade, e muitas pessoas estão se qualificando. “Muitos já estão estudando na área, e eles nos procuram justamente pela grande oportunidade de ter um primeiro emprego”, ressaltou. É o caso da estudante de Administração de Empresas, Fabiana dos Santos Batista, que ficou sabendo do estágio na instituição em que estuda e estagia no escritório do Ciee Campos. “ Chamaram-me para a entrevista e fui selecionada. Estou aqui há oito meses e essa oportunidade do primeiro estágio é muito importante, pois através dele adquirimos experiência que às vezes não conseguimos enquanto estudamos”, finalizou a estudante.





 Folha da Manhã