Terminal Pesqueiro em Farol está em fase de elaboração - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Terminal Pesqueiro em Farol está em fase de elaboração

A construção do Terminal Pesqueiro, para atender profissionais da pesca da praia do Farol de São Thomé e de Barra do Furado, está em fase de elaboração na Prefeitura de Campos.

Para viabilizar a execução do projeto, que vai atender os 400 pescadores da Colônia Z-19, a prefeitura inclusive, já publicou no Diário Oficial o decreto 145/2013, que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, parte de uma fazenda localizada em Barra do Furado, margeando o Canal das Flechas.

O secretário municipal de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto, afirmou que, além de providenciar a elaboração do projeto e declarar área de 154,6 mil metros quadrados para a construção do Terminal Pesqueiro, que será dotado de infraestrutura completa, a prefeitura tem buscado parceria com o ministério da Pesca e Aquicultura, conforme pedido feito diretamente ao ministro Marcelo Crivella.

O artigo 1º do decreto 145/2013 define o imóvel que será desapropriado em caráter de urgência, para implementação do terminal, integrado ao Complexo Portuário Farol-Barra do Furado. O assunto tem estado na pauta de reuniões de trabalho do secretário de Pesca e Aquicultura, Vieira Reis, com os secretários de Obras, Edilson Peixoto; Meio Ambiente, Zacarias de Albuquerque; e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira.

— O terminal será feito paralelamente à construção do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado. A recomendação é que a desapropriação e todas as providências para tornar este projeto realidade sejam adotadas de forma urgente. A construção do Terminal Pesqueiro é um sonho que vai, inclusive, dotar o município de infraestrutura para a pesca industrial e dinamizar bastante o setor, com mais geração de empregos — diz Vieira Reis, lembrando que uma equipe técnica do ministério da Pesca já esteve em Campos.






Folha da Manhã / Foto: Silésio Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!