Ticker

6/recent/ticker-posts

Porto do Açu planeja novos investimentos no Serviço de Tráfego de Embarcações

Centro VTS do Açu completa dez anos e aposta em tecnologia, capacitação de pessoas e diversidade para acompanhar crescimento anual de acessos marítimos

Divulgação

O Porto do Açu, localizado em São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro, planeja investir cerca de R$ 2 milhões nos próximos dois anos em melhorias no seu Centro VTS (sigla em inglês para Vessel Traffic Service – Serviço de Tráfego de Embarcações), o primeiro implementado no Brasil e que completa dez anos em dezembro deste ano.

O plano de investimentos inclui a atualização e a aquisição de equipamentos, incluindo novas câmeras para ampliação do sistema de monitoramento por imagens, sensores meteoceanográficos adicionais para acompanhamento das condições ambientais na área marítima do porto, atualizações em itens de tecnologia da informação, readequação de mobiliário e ações de capacitação da equipe do Centro VTS, composta atualmente por 16 profissionais.

Estabelecido com o propósito de ampliar a segurança e eficiência da navegação, contribuir para a segurança da vida no mar e apoiar a proteção do meio ambiente, o VTS tem capacidade para monitorar ativamente o tráfego aquaviário, interagindo com as embarcações e respondendo a situações na área monitorada pelo serviço. Parte integrante do Centro de Operações e Respostas a Emergências (CORE) do Porto do Açu, o VTS se une à Segurança Corporativa e à Gestão de Riscos e Emergências, em uma única estrutura no complexo portuário.

“Nossos recursos e processos são voltados à continuidade das operações com foco em segurança, proteção da vida, preservação do meio ambiente e integridade dos ativos. Investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação, fomentando a melhoria contínua, é algo essencial para acompanharmos o aumento dos acessos marítimos ao Açu, que cresceram a uma taxa média anual de 49% de 2015 a 2024 e devem alcançar cerca de 8 mil em 2025”, afirma Luiz Gustavo Cruz, Gerente Geral de Controle Portuário do Porto do Açu.

Além do pioneirismo no Brasil e do reconhecimento pelas melhores práticas, outro destaque do Centro VTS é a representatividade feminina na sua operação. O time atual conta com ampla maioria de profissionais mulheres, incluindo a primeira Operadora de VTS do país, Tauane Souto, que começou sua jornada como jovem aprendiz e, hoje, exerce a função de Supervisora do VTS.

“Eu tenho muito orgulho da minha trajetória dentro do VTS e por ter aberto as portas para que outras tantas tomassem esse mesmo caminho, assumindo cargos tradicionalmente masculinos. Juntas, somos responsáveis pelo bom andamento diário das atividades que acontecem no Porto do Açu, fazendo valer um de nossos principais valores, que é a segurança”, pontuou Tauane.

O VTS opera de forma associada ao Sistema de Gestão de Informações Portuárias (PMIS), plataforma tecnológica por onde são processadas informações associadas à gestão do porto, como por exemplo a nomeação de embarcações para atracação, desatracação e fundeio, o faturamento de tarifas portuárias, entre outras demandas administrativas.


Ascom Danthi

Postar um comentário

0 Comentários