Uma semana após a visita do presidente Lula ao Porto do Açu, o secretário de Qualificação e Emprego de Campos, Vinícius Madureira, esteve no complexo portuário nessa quinta-feira (7), acompanhado de sua equipe. A agenda incluiu uma reunião com representantes do setor de Recursos Humanos e da área de Relacionamento com a Comunidade, com o objetivo de entender a dinâmica de contratação do empreendimento e discutir possibilidades de formação profissional voltadas à realidade local.
A visita teve caráter técnico e buscou aprofundar o conhecimento da secretaria sobre o funcionamento do complexo, que hoje representa um dos principais polos de geração de empregos na região. Durante o encontro, foram abordadas as exigências de qualificação para diferentes áreas, os critérios de contratação utilizados pelas empresas que atuam no Açu e as oportunidades que podem ser abertas para trabalhadores campistas.
Segundo o secretário de Qualificação e Emprego, o momento foi importante para alinhar estratégias e fortalecer a presença da mão de obra local nas futuras oportunidades. “O nosso papel é entender como funciona essa engrenagem e trabalhar de forma colaborativa para ampliar o acesso dos campistas às oportunidades geradas ali. Naturalmente, muitas vagas são preenchidas por moradores de São João da Barra, o que é legítimo, afinal, o empreendimento está instalado lá. Mas Campos tem um enorme potencial de mão de obra, e queremos que ela esteja cada vez mais preparada e próxima dessas oportunidades”, completou.
Wanderson Sousa, gerente de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu, reforçou que esse tipo de aproximação é fundamental para conectar o desenvolvimento econômico ao impacto social: “Nosso compromisso é oferecer à juventude regional o acesso ao conhecimento necessário para que ela se enxergue atuando dentro do complexo — seja diretamente nas operações portuárias, seja nas diversas empresas que fazem parte do ecossistema do Açu. A qualificação é o elo entre o desenvolvimento que chega e a qualidade de vida que fica”.
A secretaria deve, a partir desse diálogo, traçar novas estratégias de qualificação e articulação com o setor produtivo, conectando as demandas das empresas com a oferta de cursos e ações voltadas à inclusão produtiva.
Supcom PMCG
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!