Iniciativa contou com apoio do Heliporto Farol e do Pelag; envolveu 195 alunos de escola municipal
Ocupar o período de recesso escolar de forma educativa e ativa, reforçando a ideia de que nem tudo é lixo e que a reciclagem começa com o olhar atento de cada um para o ambiente ao redor. Este foi o objetivo da Gincana Sustentável, promovida pela Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, na Vila do Sol, Farol de São Thomé.
A ação focada na conscientização ambiental e na mobilização comunitária contou com o apoio do Heliporto Farol de São Thomé (administrado pela Infra Operações Aeroportuárias) e do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag). Foram arrecadados 10.716 quilos de materiais recicláveis, entre alumínio, plásticos, vidro, papelão e óleo residual de cozinha.
Participaram 195 alunos do sexto ao nono ano, envolvendo os familiares, vizinhos e amigos na arrecadação. Os estudantes foram incentivados a recolher os materiais recicláveis em casa, nas ruas e com a ajuda da comunidade em toda extensão da praia. Todo o volume foi pesado segunda-feira (28), quando também houve pontuação das turmas.
“Mais do que uma disputa entre turmas, essa gincana foi uma lição de sustentabilidade”, avalia a diretora da escola, Cláudia Almeida ressaltando: “Fizemos com que os alunos olhassem para o que está ao redor deles, refletissem sobre o que descartam no dia a dia e entendessem que nem tudo é lixo”.
Cláudia destaca que foi uma oportunidade de transformar o olhar, de ensinar que pequenas atitudes podem ter um impacto enorme quando feitas em conjunto. As turmas com maior arrecadação foram reconhecidas em uma cerimônia especial que celebrou o esforço coletivo e incentivou ainda mais o protagonismo estudantil.
MEDALHAS E KITS - Campeã, a turma 901 apresentou 5.560 kg de recicláveis; em segundo lugar ficou a turma 601 (1.686 kg), seguida pela 801 (1.470 kg). As premiações incluíram medalhas, foram doadas pelo Heliporto; kits escolares; e kits de guloseimas. O superintendente do heliporto, Rosimar Tavares, destaca que a iniciativa teve papel transformador.
“Quando uma escola mobiliza seus alunos, mesmo durante o recesso, para cuidar do meio ambiente, isso mostra o quanto o território está vivo e pulsando por transformação”. Para Tavares, apoiar ações como essa reforça aquilo em que a Infra acredita: “É construir sustentabilidade com atitudes concretas, proximidade e compromisso com as próximas gerações”.
O gestor do Pelag, Samir Mansur, asinala que o papel do parque vai além da conservação ambiental e inclui também o despertar da consciência: “Quando conseguimos integrar a escola ao território de forma prática, vivenciando o cuidado com o meio ambiente, cumprimos a essência da educação ambiental”.
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!