Ticker

6/recent/ticker-posts

Fumaça Zero chega em sua 5ª fase, incluindo Farol no Programa

 Com a adesão de 64 municípios, o objetivo do Fumaça Zero é conscientizar a população sobre os riscos de incêndios florestais durante a estiagem.

Foto: Pelag - Inea

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai estender a Operação Fumaça Zero para o Norte Fluminense. A ação iniciou na quinta-feira (15/8), no Parque Estadual da Lagoa do Açu, no Farol de São Thomé, e contou com a presença de representantes dos órgãos ambientais e da Defesa Civil de Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e de Campos, que se reuniram no sitio recanto vida nova, no Xexé. A iniciativa tem por objetivo promover ações de educação ambiental, visando prevenir queimadas que podem resultar em incêndios florestais, especialmente, durante o período de estiagem (maio a setembro).

A Operação Fumaça Zero inclui notificações preventivas, rondas de monitoramento e educação ambiental para os moradores que vivem próximos às unidades de conservação estaduais e uma série de outras ações para evitar incêndios florestais. A Operação Fumaça Zero conta com a parceria de 64 municípios de todo o Estado do Rio de Janeiro, o que representa 70% do território fluminense.

O superintendente do Pelag, Samir Mansur, reforça e destaca a importância do programa na prevenção de incêndios florestais,

“Sabemos dos danos causados por esses incêndios na nossa região, e a melhor forma de combatê-los é a prevenção”, realça Mansur assinalando que a proposta da Fumaça Zero é integrar os órgãos e instituições públicas para uma ação conjunta por meio de notificações preventivas e operações de fiscalização.

NOTIFICAÇÕES - A operação está na quinta fase e consta de notificações preventivas, rondas de monitoramento e educação ambiental para os moradores que vivem próximos às unidades de conservação estaduais e uma série de outras ações para evitar incêndios florestais. 

Dados

Em 2023, 27 municípios aderiram ao Fumaça Zero. Foram feitas 1040 notificações em 129 dias de operação. Neste ano, em apenas 44 dias de operação, o número de notificações preventivas já ultrapassou 600. De acordo com o chefe do Núcleo de Defesa Florestal, Israel de Andrade Lima, o Fumaça Zero prevê uma aproximação com a comunidade conscientizando-os sobre os riscos que a prática de queimadas pode ocasionar para as florestas. A educação ambiental é fundamental para que haja um melhor entendimento sobre os riscos das queimadas. A intenção é reduzir o número de grandes incêndios e expandir o programa para todo o Estado do Rio de Janeiro.

Confira as principais causas dos incêndios florestais

  • Descartar pontas de cigarro acesas em trilhas ou estradas
  • Soltar balões
  • Queimar o lixo doméstico
  • Fazer queimadas para limpar pastagem ou plantio agrícola



Ascom Inea

Postar um comentário

1 Comentários

  1. No xexé tem várias queimadas, vizinhas colocando fogo no próprio lixo! Sendo que tem coleta de lixo 3x na semana.

    ResponderExcluir

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!