O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina, 20 vacinas que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento. Entre as doenças imunopreveníveis por essas vacinas estão a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche. Essa última, segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, está voltando por falta de vacinação por parte das gestantes e de crianças na primeira infância, período que abrange os primeiros seis anos de vida.
“O Ministério da Saúde lançou uma cartilha recente preocupado com o aumento de casos de coqueluche. São casos preocupantes, porque a coqueluche é uma doença aguda grave, que se manifesta principalmente na primeira infância, no primeiro ano de vida da criança e se caracteriza com uma tosse, dificuldade para respirar que pode levar a uma insuficiência respiratória. Acontece muito em bebês de um, dois, três meses porque estão com o cartão de vacina incompleto”, explica o especialista.
A vacina contra a coqueluche é aplicada para crianças aos 2, 4 e 6 meses, e depois com 1 ano e 3 meses; 1 ano e 4 meses, e para gestantes na 20 semana gestacional. “O problema é que elas não estão se vacinando. A cobertura está em 40%. Se a mãe não toma a vacina, o anticorpo não passa para o bebê, que nasce sem cobertura e, sem cobertura, a doença vai atacar porque está sem imunidade protetora. E, se o bebê tem a doença quando pequenininho, ele vai ter de novo depois de adulto”, disse Charbell.
Além das vacinas de rotina preconizadas para pessoas acima dos 2 meses de vida, todas as salas aplicam a vacina Influenza, que previne pessoas acima de 6 meses contra a gripe, e contra a Covid-19 disponível para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além dos grupos prioritários.
Para tomar as vacinas é necessário levar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e caderneta de vacinas, no caso de crianças e adolescentes. Também é preciso levar o Cartão da Vacina Covid-19 para aqueles que já iniciaram o esquema vacinal.
Confira os locais e horários de atendimento na Baixada Campista
Salas de vacinação de segunda a sexta-feira — das 8h30 às 16
- UBSF de Lagamar
- UBSF Santo Amaro
- UBSF São Sebastião
- UBSF Tocos
- UBSF Venda Nova
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!