Ticker

6/recent/ticker-posts

Centro de Controle de Zoonoses divulga programação semanal do carro fumacê

 A recomendação do CCZ é para que as pessoas abram portas e janelas de suas residências durante a passagem do veículo

 Foto: César Ferreira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou, nessa segunda-feira (8), a programação semanal do itinerário do carro fumacê. O serviço é programado de acordo com as notificações dos casos de dengue, com o monitoramento das armadilhas que capturam os ovos do mosquito Aedes aegypti e as informações de focos no interior dos imóveis registrados pelos agentes de endemias.


A recomendação do CCZ é para que as pessoas abram portas e janelas de suas residências durante a passagem do veículo do inseticida de ultrabaixo volume (UBV), para maior eficácia do produto, uma vez que, mais de 80% dos focos estão nos domicílios. As aplicações serão feitas das 5h às 10h e das 16h às 21h.


“É essencial que a população esteja ciente das recomendações para que o inseticida possa penetrar e atingir os insetos. Isso irá garantir a eficácia do produto no combate ao Aedes. Outra recomendação é trocar a água dos bebedouros de animais, logo após a passagem do fumacê”, aconselhou o subcoordenador do Programa de Controle de Vetores do CCZ, Sílvio Pinheiro.


A substância do carro fumacê somente pode ser usada em horários onde os raios solares não estejam intensos, sem chuva e ventos fortes e nos bairros onde tem confirmação da proliferação do Aedes aegypti. O subcoordenador enfatiza que o inseticida usado no município é específico para combater apenas o mosquito Aedes aegypti. “O Ministério da Saúde preconiza que o trabalho seja feito em bairros onde há altos índices de proliferação do mosquito. Portanto, não pode ser feito de forma aleatória”, pontuou.


Rota na Baixada Campista


  • TERÇA-FEIRA (9) – Farol e Donana (1º turno)
  • QUARTA-FEIRA (10) – Farol e Goitacazes (1º turno)
  • QUINTA-FEIRA (11) – Farol e Goitacazes (1º turno)
  • SEXTA-FEIRA (12) – Campo Limpo (1º turno)


Atualização dos casos 


A atualização dos casos de dengue e outras arboviroses acaba de ser liberada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os dados acumulativos foram registrados da 1ª até a 14ª Semana Epidemiológica de 2024, que compreendem os meses de janeiro, fevereiro, março e de 1 a 6 de abril. O município está em epidemia por dengue desde o dia 1º de março.


O monitoramento dos dados executado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS) aponta que foram registradas 7.293 notificações para dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Deste total, há o óbito de um paciente de 64 anos. Já chikungunya foram 246 notificações. Não há registro de zika.


Na estratificação mensal, os casos de dengue ficaram assim: em janeiro foram 860; fevereiro 2.811, março 3.375 e em abril 247. Para chikungunya foram 46 casos em janeiro, 63 em fevereiro, 124 em março e 13 em abril.



Fonte: PMCG

Postar um comentário

0 Comentários