Vast acelera estudos para construir novos tanques de armazenagem em seu terminal no Porto do Açu - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 19 de novembro de 2023

Vast acelera estudos para construir novos tanques de armazenagem em seu terminal no Porto do Açu

 

Porto do Açu

Depois da assinatura do Memorando de Intenções com a portuguesa Galp e as chinesas Petrochina e CNOOC, a Vast acelera os estudos para oportunidades de armazenagem de petróleo em seu  terminal localizado no Porto do Açu. Os acordos avaliarão o uso da tancagem a ser construída no Açu dentro do escopo do Projeto SPOT, como forma de tornar mais eficiente a logística de exportação de petróleo no país. Este será o único terminal privado do Brasil a ofertar uma solução para estocar em tanques em terra o petróleo a ser movimentado, como serviço complementar às atuais operações de transbordo abrigado (double banking) realizadas no Terminal da Vast.


Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Vast, fala sobre o que será feito a partir de agora: “Investimentos em infraestrutura serão necessários para apoiar as futuras projeções de produção e exportação de petróleo brasileiro, que tendem a crescer mais de 60% nos próximos anos. Esses acordos são mais um passo na consolidação do Terminal da Vast Infraestrutura como um hub de movimentação e exportação de petróleo e permitirá uma ampliação de sua oferta de serviços como operadora logística de líquidos.”


O projeto prevê a construção de 12 tanques com capacidade total de 5,7 Mbbl e dois oleodutos que conectarão o Terminal da Vast à malha de dutos de petróleo da regiãoterminal Sudeste. Hoje, a empresa tem um uma ampla carteira de clientes (CNOOC, Equinor, Galp, Petrobrás, PetroChina, Petronas, PRIO, Shell e TotalEnergies) que já operam o transbordo de petróleo de forma regular no seu Terminal no Açu. Com mais de 700 operações de transbordo realizadas, a Vast hoje já é responsável pela movimentação de 35% de todas as exportações brasileiras de petróleo, ou cerca de 600kbpd. O Projeto SPOT está orçado em aproximadamente R$ 2,5 bilhões e já conta com todo licenciamento necessário para construção, o que inclui as licenças emitidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).





Fonte: Petronotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!