Ticker

6/recent/ticker-posts

Depois das fortes chuvas mosquitos invadem o Farol

Foto: Arquivo Divulgação

A praia campista, devido as fortes chuvas, passa por uma infestação de mosquitos, que de acordo com o Centro de Controle de Zoonozes - CCZ, são das espécies Culex, Mansonia, Psorophora, que geralmente são encontradas no balneário e nos bairros do município.  Nenhuma delas são vetores de patógenos (ou seja, não causam doenças em seres humanos). Alguma dessas espécies, auxiliam no controle das larvas do Aedes aegypti, pois são predadoras de larvas de outros mosquitos.


Aedes aegypti ou pernilongo?


Essa ainda é uma dúvida muito comum. Mas as diferenças entre esses dois mosquitos podem ser identificadas a olho nu. O Aedes aegypti, por exemplo, tem quase o dobro do tamanho do pernilongo. Além disso, ele prefere água parada e limpa, e os ovos são mais resistentes. O CCZ destaca que faz todo trabalho de mapeamento de áreas com maior risco de propagação da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.


De acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira, dia 08, de janeiro até esta quinta, 202 casos de dengue foram confirmados no município. Foi registrado, ainda, dois casos de zika e cinco de chikungunya.


O CCZ informa ainda, que neste período pós chuvas, o uso de carro fumacê se torna ineficaz, uma vez que atingirá outras espécies que, de certa forma, auxiliam no controle da população do vetor da Dengue, Chikungunya e Zika.  No decorrer desta semana, uma motofog circulou pela praia do Farol de São Thomé. O motofog entra em áreas de difícil acesso, onde as caminhonetes usadas para o fumacê não conseguem entrar. A bomba costal motorizada é um equipamento utilizado para o controle químico do vetor Aedes aegypti. Em comparação entre a bomba costal e o carro fumacê, segundo o CCZ, o resultado é muito maior e mais eficaz com a utilização da bomba costal. Pois diferentemente do carro fumacê, a aspersão do jato de inseticida da bomba é direcionado aos vetores de forma mais adequada e mais direta.


Dúvidas e solicitações podem ser feitas através dos números de telefone do órgão: (22)  98173-0471 e WhatsApp: 98173-0471


Postar um comentário

0 Comentários