UPH FAROL: Mais de 50 mil atendimentos em quatro meses; Supervisor destaca serviços referências no Município - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 9 de maio de 2022

UPH FAROL: Mais de 50 mil atendimentos em quatro meses; Supervisor destaca serviços referências no Município

A UPH conta com ambulatório de pequenas cirurgias e ortopedia com imobilização ortopédica, procedimento único na Baixada Campista

UPH Farol de São Thomé | Foto: Fabiana Henriques

A Unidade Pré-Hospitalar (UPH) do Farol de São Thomé realizou 51.424  procedimentos de urgência, emergência e trauma de janeiro a abril deste ano, em diversos serviços, como clínica médica, pediatria, ortopedia, curativos, entre outros. Dos serviços, os maiores destaques foram da enfermagem com 25.389 e clínica médica com 12.287 atendimentos. 

A UPH do Farol tem serviços que são referências no Município. A Unidade que funciona 24 horas por dia, além de clínica médica, conta também com os serviços de odontologia (urgência e emergência) e ortopedia com imobilização, procedimento único na Baixada Campista


A UPH atende um expressivo número de pacientes, tanto da localidade quanto de bairros vizinhos, da baixada campista. De acordo com as estatísticas de atendimento da Unidade, no período de verão, o mês de janeiro contou com 16.366 atendimentos, fevereiro com 11.764, e após a alta temporada, março contou com 12.530 e abril 10.764 procedimentos na Unidade.

Para qualificar ainda mais os atendimentos, além da emergência pediátrica e clínica geral, a UPH conta com ambulatório de pequenas cirurgias e ortopedia com imobilização ortopédica. A ortopedia com gesso é um serviço diferenciado, que no Município, é oferecido somente no Hospital Ferreira Machado e na UPH do Farol de São Thomé. A ortopedia atende 12 horas todos os dias.


Para procedimentos de pequenas cirurgias com Dr. João Manoel e atendimento na ortopedia, o agendamento é feito na recepção da UPH Farol, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.


Supervisor de Divisão de serviços administrativos da UPH Farol, Fabiano Ferreira, que presta serviços à Unidade há 21 anos, tendo passado neste período pela recepção e administrativo, conta que, atualmente, está como supervisor, cargo que exerce já por sete anos. Fabiano relata que ''a Unidade pré-hospitalar conta também com atendimento da sala de raio-x, com exame de imagem 24h, todos os dias, com pedido que geralmente, de acordo com a consulta, é feito pelo médico na própria Unidade, ou do contrário, o paciente leva o pedido da Unidade Básica de Saúde (UBS) e realiza o procedimento na UPH, que também conta diariamente com serviços de urgência e emergência 24 horas de odontologia''. 


Atendimento Pediátrico


A pediatria funciona às quartas e quintas-feiras, durante 24 horas. Já as sextas e sábados, o atendimento é 12 horas. O Brasil sofre um déficit com atendimento pediátrico e em Campos não é diferente. A falta de profissionais da área de pediatria é um problema e no Farol de São Thomé se torna ainda mais complicado pela distância, já que estamos a 50 quilômetros do Centro da cidade. Muitas vezes, o que o pediatra ganha no mês atendendo no Farol, ele consegue ganhar em uma semana no atendimento particular, na cidade. O que torna inviável para esses profissionais aceitar o trabalho em locais mais distantes, como é o caso da praia do Farol de São Thomé'', destacou Fabiano.

Fabiano Ferreira - Supervisor de Divisão de serviços administrativos da UPH Farol

No vídeo abaixo, o supervisor Fabiano Ferreira fala sobre os procedimentos realizados na UPH Farol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!