Ápice do fenômeno ocorrerá à 1h11 da madrugada
Na madrugada de 16 de maio, todo o Brasil poderá assistir a um eclipse lunar total, evento raro da astronomia. O fenômeno acontece quando a Lua é encoberta pela sombra da Terra no espaço, a partir do alinhamento entre Sol, a Terra e a Lua.
Além disso, a Terra servirá como uma espécie de filtro, dando um toque avermelhado à imagem do satélite natural, gerando a famosa “Lua de Sangue”.
Segundo o Astronomiaum, página especializada no tema, o eclipse começará a se formar às 22h32 (horário de Brasília) do dia 15 e seu ápice ocorrerá à 1h11 da madrugada do dia 16. O fim do evento está previsto para às 3h51.
Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado, explica explica que, ao longo da noite, veremos a Lua sumindo com a sombra da Terra passando na frente. Quando o evento chegar em sua totalidade, e a sombra encobrir completamente o disco lunar, a Lua ficará avermelhada, isso porque não teremos a incidência direta da luz do Sol.
"É o mesmo fenômeno que torna o pôr do Sol vermelho. É como se a luz do Sol fosse filtrada pela nossa atmosfera e sobrasse esse vermelho que espalha a luz do Sol que incide sobre a Lua", diz.
Para quem quer acompanhar o evento pela internet, o Observatório Nacional costuma realizar transmissões ao vivo dos eclipses em seu canal do YouTube.
Além do eclipse, o calendário astronômico do mês ainda tem duas chuvas de meteoros relevantes:
- Eta Aquariids: ativa de 15 de abril a 27 de maio (pico: de 4 a 5 de maio).
- Tau Herculids: potencialmente ativa entre o fim de maio e o início de junho (pico: possivelmente de 29 a 31 de maio).
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!