CCZ utiliza moto para combater mosquito da dengue e outras pragas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

CCZ utiliza moto para combater mosquito da dengue e outras pragas

 

Foto: Divulgação / CCZ Campos

Para reforçar as ações de combate aos vetores das arboviroses —, dengue, zika e chikungunya —, e outras pragas, na Praia do Farol de São Thomé, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está utilizando o motofog. O veículo, adaptado para a pulverização de inseticidas, atua como uma ferramenta complementar na eliminação do mosquito Aedes aegypti e também de mosquitos comuns (Culex), conhecidos como pernilongos.


Segundo o diretor do CCZ, Carlos Morales, o motofog entra em áreas de difícil acesso, onde as caminhonetes usadas para o fumacê não conseguem entrar. “Iniciamos o trabalho nesta segunda-feira e vamos continuar até o final de fevereiro”, disse Morales, destacando que o motofog pertence ao CCZ, mas estava parado por falta de manutenção. “Providenciamos o conserto para sua atuação no verão”.


Ele explicou ainda que, antes da moto circular pelas ruas, os agentes de endemias realizam visitas domiciliares para orientar os moradores e identificar possíveis focos do mosquito. 


Quando encontradas, as larvas são encaminhadas ao laboratório do CCZ a fim de saber se é realmente foco do Aedes. A partir daí, acionamos o motofog para fazer o bloqueio no bairro onde o foco foi encontrado”, acrescentou Morales, destacando que o mesmo procedimento é feito quando há casos confirmados de dengue, zika e chikungunya em determinado bairro.


Na sexta-feira (07), segundo ele, as equipes vão realizar uma ação específica em áreas alagadas da praia, que será a pulverização de inseticida, por meio de uma bomba injetora, para o controle do mosquito. Até o final de fevereiro, o CCZ estará promovendo outras ações em Farol, como vacinação antirrábica de cães e gatos, castração, combate aos roedores e apreensão de animais soltos nas vias públicas.







SubCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!