SANTO AMARO: Ensaios para a Cavalhada começarão em Santo Amaro neste domingo - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

SANTO AMARO: Ensaios para a Cavalhada começarão em Santo Amaro neste domingo

 

Foto: Diocese de Campos - Divulgação

Na edição 2022 da Festa de Santo Amaro, de acordo com a Diocese de Campos, a cavalhada será atração cultural no dia 15 de janeiro, com todos protocolos e medidas sanitárias, tendo em vista que com a pandemia a encenação entre Mouros e Cristãos foi cancelada em 2021.


No Distrito de Santo Amaro, os preparativos começarão para mais uma festa do Padroeiro da Baixada Campista. Com o avanço da vacinação e mantendo todos os cuidados e protocolos sanitários, a cavalhada, espetáculo de quase três séculos de tradição, volta a acontecer no dia 15 de janeiro, informa a Diocese. A equipe organizadora inicia neste domingo (12) os ensaios para o espetáculo que une fé e cultura. Tradição que une moradores e devotos, preservando o diálogo intercultural e inter-religioso, num abraço entre fé, cultura e diálogo.


Em 2021, o cancelamento da encenação foi motivo de tristeza entre os componentes do importante folguedo que atrai turistas de várias partes do Brasil. Quem revela esse sentimento é Miguel Henriques que desde a juventude vem participando desse espetáculo de fé que representa histórias familiares, desde os preparativos, ensaios e a representação que acontece no dia do Padroeiro da Baixada Campista. Atualmente, Miguel se orgulha de ter o filho e o neto na cavalhada.


Para mim a cavalhada, desde os 14 anos, é o meu orgulho e, mesmo já não fazendo parte da apresentação fico feliz e emocionado em ter meu filho em meu lugar. E a tristeza do início do ano, pelo cancelamento, e agora a alegria de saber que essa tradição nunca morrerá. Temos de entender que a situação estava complicada, mas, em 2022 estaremos com a nossa cavalhada. É evidente que teremos todos os cuidados, já que ainda estamos com a Pandemia. – disse Miguel.


Dom Roberto Francisco pontua a importância de preservar a tradição e promover a revitalização para incentivar os jovens a darem continuidade ao legado de gerações e à luta por ideais. 


A cavalhada é um sinal da cultura religiosa de uma tradição que tem congregado gerações e tem todo significado do diálogo inter-religioso, da possibilidade de superar os conflitos com a arte e a cultura do encontro. Para nós, o ano de 2022 será um ano emblemático do centenário da Diocese e um tempo para o diálogo. – conclui Dom Roberto Francisco. 







Fonte: Diocese de Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!