Mosteiro de São Bento em Mussurepe é tombado pelo Inepac - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Mosteiro de São Bento em Mussurepe é tombado pelo Inepac

 

Foto: Fabiana Henriques 

Finalmente, o prédio do Mosteiro de São Bento que fica no distrito de  Mussurepe, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O tombamento é importante para destacar a importância histórica e arquitetônica deste que é um marco da cultura religiosa no município, e também facilitar futuras obras de restauração para preservar o local.


O tombamento é a forma mais importante no processo de preservação do patrimônio cultural.  A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 26 de novembro. Patrimônio do município de Campos dos Goytacazes, o Mosteiro de São Bento,  completou, em 2021, 331 anos do início de sua construção. É a quarta construção mais antiga da cidade. 

.

Esse Mosteiro marca a presença dos monges beneditinos na Região da Baixada Campista desde 1648, há 373 anos. O Mosteiro de São Bento, é um dos poucos remanescentes da arquitetura religiosa brasileira ainda de pé. Essa é uma das mais imponentes construções do século XVII e é considerada uma relíquia do chamado barroco tardio.

O Mosteiro de São Bento, que levou mais de 100 anos para ficar pronto, tem aproximadamente 1.970m² de área construída, suas paredes são de cal e adobe cozido e é constituído por quatro alas com cinco quartos, sala de espera, lavanderia, banheiros, cozinhas, entre outros aposentos em seu interior.

.

Do lado de fora, há ainda um coreto em que, no passado, realizavam-se as festas religiosas. É importante citar que, em 1965, um incêndio destruiu as imagens e os altares em madeira, entre elas as imagens de São Bento, Santa Escolástica e Nossa Senhora do Rosário. Muitos livros que contavam a história da fé religiosa também foram queimados nessa ocasião.


Além desse conjunto arquitetônico formado pelo edifício principal (capela e convento) e do cemitério, em que estão sepultados sete religiosos que já atuaram ali, os monges beneditinos também construíram 34 capelas, espalhadas pela Baixada Campista e imediações, como em Barra do Furado e até no Açu. Dessas 34, 32 pertencem à diocese de Campos e somente duas — a igreja localizada no próprio local e outra situada no Farol de São Thomé (Igreja de Nossa Senhora das Rosas) — continuam sob a administração do Mosteiro.


O Mosteiro de São Bento já foi tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), através da Resolução nº 004/2012, publicado no Diário Oficial de 14 de março de 2012, e aguarda também o mesmo procedimento pelo Iphan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!