Começou a piracema e prossegue até 28 de fevereiro - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Começou a piracema e prossegue até 28 de fevereiro

 

Começou na segunda-feira, 1º, o período da piracema na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e lagoas da Região. A medida do Ibama visa evitar a pesca predatória e garantir a reprodução das espécies nativas. O prazo do defeso vai até 28 de fevereiro de 2022.


O não cumprimento do defeso poderá acarretar para os pescadores sanções como multa e detenção, entre outras penalidades previstas na legislação federal. Como nesta época do ano a pesca em água doce fica proibida, o governo federal paga aos pescadores artesanais, com tempo hábil no registro geral da pesca - RGP, o seguro-defeso no valor de um salário mínimo mensal.


Para ter direito ao seguro é preciso que o pescador exerça a atividade de forma ininterrupta, sozinho ou em regime de economia familiar. Também é preciso ter cadastro ativo no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) como pescador profissional artesanal, por pelo menos, um ano antes do início do defeso.


Paralisar a pesca nesse momento é um ato de responsabilidade dos pescadores para que nunca falte o pescado, já que nessa época acontece o deslocamento dos peixes para desovar.


Durante o Defeso da Piracema o Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal intensificará o trabalho de fiscalização e conscientização. 


Vale ressaltar aos donos de estabelecimentos, sem declaração de estoque, que não comercializem peixes nativos como traíra, lambari, caximbau, carpa, piau, dentre outros, neste período de reprodução, pois de acordo com os órgãos de fiscalização, os mesmos também estarão sujeitos a multas e sanções, caso não possuam a declaração de estoque.


Para mais esclarecimentos, os pescadores podem procurar as Colônias, aos quais, estão associados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!