PORTO DO AÇU: Segunda maior termelétrica do Brasil inicia operação comercial - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

PORTO DO AÇU: Segunda maior termelétrica do Brasil inicia operação comercial

 

Divulgação

A ANEEL autorizou o início da operação comercial da usina termelétrica UTE GNA I, localizada no Porto do Açu, em São João da Barra. A nova termelétrica vai começar a operar a partir desta quinta (16) Com capacidade instalada de 1.338,30 megawatts (MW), a UTE GNA I, movida à Gás Natural Liquefeito (GNL). A segunda maior usina termelétrica em operação no Brasil ficou pronta na hora certa, porque vai contribuir    para dar mais garantia e mais suporte  no atendimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional – SIN. O diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, ressaltou a importância do empreendimento: “A entrada dessa usina será muito benéfica para o setor, especialmente na atual conjuntura. A energia será injetada no sistema na região sudeste, a mais castigada com a estiagem dos reservatórios, sendo suficiente para atender 4 milhões de habitantes”.


No mesmo local, está sendo desenvolvida a UTE GNA Porto do Açu III, do mesmo agente empreendedor, com 1.672,6 MW de capacidade instalada. Esse empreendimento está previsto para entrar em operação em abril de 2024. O complexo termelétrico GNA será o maior da América Latina quando as duas térmicas (GNA I e GNA Porto do Açu III) estiverem em operação. A construção dos empreendimentos tem previsão de cerca de R$ 10 bilhões de investimento. No ápice da obra da UTE GNA I houve a mobilização de cerca de 5,5 mil trabalhadores.






Fonte: Petronotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!