Curso de Boas Práticas do Pescado na Colônia de Pescadores Z-19 - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Curso de Boas Práticas do Pescado na Colônia de Pescadores Z-19

 

Foto: Evandro Ribeiro

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuaria e Pesca, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), iniciou nesta segunda-feira (13), até quarta-feira (15), Cursos de Boas Práticas do Manuseio do Pescado e Curso de Processamento de Pescado. O curso é compreendido de parte teórica e prática, de forma intensiva, das 8h30 às 17h30, na Colônia de Pescadores Z-19, conforme informações do secretário, Almy Júnior.  


O secretário ressalta a importância da qualificação com aprendizado das técnicas de boas práticas de manuseio, como a que ensina a remover as vísceras sem romper o intestino no interior do peixe, a técnica da retirada das espinhas, a técnica de filetagem, de resfriamento, de cortes. 


Além das técnicas para a boa prática de manuseio do pescado, os participantes recebem qualificação para outros procedimentos, bem como o aprendizado no curso de processamento do pescado para produção de produtos, que tem por ingrediente principal o pescado para a produção de nugets, linguiça de peixes e outros petiscos com a proteína dos pescados. A produção destes produtos, além de agregar valor com mais renda para os pescadores e mulheres que vivem da pesca, vai ajudar a difundir novos hábitos alimentares com derivados do peixe”, disse o secretário.


DIRETOR DE PESCA DESTACA QUALIFICAÇÃO - De acordo com informações do diretor de Pesca e Aquicultura da secretaria, Eduardo Alves, o Dadu, “durante a qualificação aplicada por professores do Senar, com acompanhamento da equipe técnica da secretaria, os pescadores e as mulheres envolvidas com a pesca e com o preparo de pescados passam por aprendizado que capacita a processar peixes para a produção de alimentos alternativos saudáveis como fishburger, nugets, linguiça de pescado, dentre outros produtos que têm como ingrediente principal os frutos do mar e o peixe da água doce. A proteína do peixe é muito importante para uma dieta saudável e estes processados do pescado são elaborados de forma natural, sem os pesados conservantes da indústria dos embutidos, sendo por isso mesmo mais conveniente por ser alimentos mais baratos e mais saudáveis”, salienta Eduardo Alves.












Secom Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!