Nova pista de pouso com 580mt é construída no heliporto São Thomé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Nova pista de pouso com 580mt é construída no heliporto São Thomé

 A implantação da nova pista tem a finalidade de melhorar a segurança do heliporto, que só permitia decolagem de forma vertical e que passará a poder ser feita ao longo da nova pista

Foto: Verônica Nascimento

A obra de construção de uma nova pista de pouso no Heliporto do Farol de São Thomé, foi iniciada no último dia 28 e tem previsão de conclusão no próximo dia 12. A empresa Infra Operações Aeroportuárias, é responsável pela obra. A pista atende a uma adequação para novos modelos de aeronaves usadas pela Petrobras e é indispensável para que a estatal continue operando em Farol. A previsão é que o trabalho seja concluído no prazo de 45 dias.


O Diretor comercial da Infra, Louzival Mascarenhas Junior, explicou o trabalho que está sendo executado no heliporto. "São nove caminhões por dia só de material. A pista terá 580 metros de extensão. Estamos fazendo o reforço do subleito com pedra rachão para estabilizar o solo. Depois, a pista recebe uma camada de 20 centímetros de pó de pedra e é feita a imprimação. Depois nova camada de 20 centímetros de brita graduada e outra imprimação e posterior pavimentação. São 45 centímetros de cobertura, além do reforço do subleito", detalhou, acrescentando que, a partir da fase do pó de pedra, que já foi iniciado, o trabalho ganha mais celeridade. 


O diretor explicou que a nova pista está sendo construída a partir do atual heliponto, que fica no meio. "O que está sendo feito aqui é a implantação de uma pista para melhorar a segurança do heliporto, que só permitia decolagem de forma vertical e que passará a poder ser feita ao longo da nova pista. Caso haja necessidade de rejeitar uma decolagem, com a ampliação da extensão, haverá condições de um pouso seguro, conforme prevê o manual da aeronave crítica, que é a S92, aeronave de grande porte, que precisa de 550 metros, na hipótese de rejeitar a decolagem, para atingir a velocidade de sustentação".


O superintende da Infra, Rosimar Tavares, acompanhou a visitação às obras na nova pista. Ele contou que o trabalho, feito de segunda a sábado, começa diariamente às 17h, quando já encerradas as operações da Petrobras no heliponto, e seguem até as 4h da manhã, para a retomada dos voos a partir das 5h.

Foto: Verônica Nascimento








Secom Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!