Há 139 anos era inaugurado o farol que dá nome à praia campista - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Há 139 anos era inaugurado o farol que dá nome à praia campista

            

Há 139 anos, no dia 29 de Julho, o monumento da praia do Farol de São Thomé, em Campos, era inaugurado. A data, 29 de julho 1882, às 15h30, foi escolhida especialmente para coincidir com o aniversário de 36 anos da Princesa Isabel, que na ocasião, para a inauguração do monumento, junto com seu marido, hospedou-se no Casarão da Fazenda Boa Vista.

Com a inauguração da torre do farol foi possível ser feito o tráfego marítimo com maior segurança. Foi ele, o "Gigante Vermelho", que observou o surgimento de uma comunidade ao seu redor, e que serve como ponto de referência para os navegantes.

A montagem da torre Mitchell, com 45 metros de altura e 216 degraus, a primeira do gênero no Brasil, iniciou-se em 1881. Foi idealizado, de acordo com o site WIKIPÉDIA e alguns sites franceses, pelo engenheiro francês Gustave Eiffel.

Sua estrutura em ferro fundido não leva solda e antigamente a iluminação era feita utilizando querosene como combustível. 

Quando passou a ser feita a sinalização com utilização da energia elétrica, seus reflexos atingiam Santo Amaro. A lanterna era cercada de vidraça de cristal e equipada com lente de cristal na espessura de 3 centímetros com lâmpada de 1000 watts e emitia 8 faixas de luz que giravam em forma de leque e alcançavam 25 milhas (mais ou menos 41 km).

No ano de 1967, houve um incêndio na lanterna, o farol foi então substituído por outro de categoria inferior e seu alcance ficou reduzido a 19 milhas (mais ou menos 31 km).

O farol acende de acordo com o horário do pôr do sol e faz a volta completa em 68 segundos. A importância do Farol se dá pela segurança que presta aos navegantes amadores e profissionais, por sinalizar a existência de elevações rochosas e extensas que ficam cobertas pela superfície d'água como corais e bancos de areia e que só podem ser observados bem de perto.

O terreno adquirido para receber o farol tinha a vantagem de permitir boa visibilidade para o mar e distar apenas 13km da localidade de Santo Amaro. Essa proximidade facilitaria as comunicações dos faroleiros com a capital. O terreno é área militar e pertence a Marinha do Brasil.

Sua importância cresceu com a intensificação do tráfego de embarcações de apoio as plataformas submarinas de petróleo na área do Cabo São Thomé.

Ludgero Rodrigues Arêas foi um dos primeiros faroleiros de São Thomé, cargo que assumiu em 1899. Acesse a história completa CLICANDO AQUI!

Em 29 de Julho de 2021, 139 Anos!
Farol em 1930

                    
Vídeo de 2020, quando o farol completou 138 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!