Escolas de Azeitona, Cazumbá e Água Preta recebem Kit do Projeto Educação Sanitária - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 16 de maio de 2021

Escolas de Azeitona, Cazumbá e Água Preta recebem Kit do Projeto Educação Sanitária

 O material será destinado nesta semana à 53 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental 

Divulgação

O kit de material pedagógico do Projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais foi entregue na quinta-feira, 13, na Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra. O material será destinado nesta semana à 53 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Luiz Délio Mendonça (Cazumbá), Manoel Grecy Mendonça (Azeitona), Ângelo Antônio Mendonça (Concha) e Francisco Alves Toledo (Água Preta). Os professores já foram capacitados para trabalhar o conteúdo nas aulas online no decorrer do ano letivo.

O projeto é desenvolvido pela Superintendência de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Coordenação de Educação Sanitária e do Núcleo de Defesa Agropecuária de Campos dos Goytacazes, em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e de Educação e Cultura. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre a necessidade de tratar e prevenir diversas doenças ligadas aos animais, tornando-os multiplicadores dessas informações em suas casas e na comunidade.

O chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Campos dos Goytacazes, Cláudio Villela, ressaltou a importância do projeto. "Serão abordados diversos temas ligados à sanidade agropecuária como, por exemplo, prevenção e controle de doenças dos animais (raiva, tuberculose, brucelose, febre aftosa, cisticercose e teniase) e dessas quais podem ser transmitidas para os seres humanos, além de alimentação segura (o que deve ser consumido em relação aos produtos de origem animal como queijo, leite e carne) e o uso correto de agrotóxicos e o descarte das embalagens vazias".

Transmitir esses conhecimentos de prevenção de doenças para os alunos da área rural do município, de acordo com o secretário municipal de Agricultura, Aluízio Siqueira, é de grande importância. "São em sua maioria filhos de produtores rurais. Tanto do ponto de vista da saúde dos animais e da população, quanto da questão econômica, é uma iniciativa de relevância", completou.

O secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, parabenizou a Secretaria de Agricultura pela iniciativa de trazer para as escolas mais um recurso pedagógico que tem tudo a ver com a realidade dos alunos.

É um recurso significativo e lúdico de aprendizagem que vai ampliar o olhar das crianças para essas questões. Além de complementar o programa municipal de leitura, vamos trabalhar para futuramente expandir esse projeto para nossas feiras de ciências e cafés literários, para que a gente possa fazer cada vez mais uma educação interdisciplinar e vinculada com São João da Barra", finalizou Daniel.










Ascom SJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!