Dois eventos de superlua poderão ser observados - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Dois eventos de superlua poderão ser observados

 Eventos astronômicos vão acontecer nos dias 27 de abril e 26 de maio; astrônomo Marcos Calil, do Instituto Climatempo, contou como observadores poderão visualizar o fenômeno

Foto: São Tomé das Letras (MG), por pousada Arco-íris 

Basear algumas atividades nas mudanças da Lua e dar nomes para algumas Luas é uma prática muito antiga na história da humanidade. Muito se fala sobre o evento da Superlua, mas poucos sabem os motivos e o que é realmente uma Superlua. 

Neste novo post, o professor Marcos Calil explica como observar as Superluas de 27 de abril e 26 de maio de 2021. Aprenda aqui e prepare-se para ver as "luonas"!

  • Nomes das Luas

Por séculos e séculos, diversos povos espalhados pelo mundo atribuem nomes para as diferentes fases da Lua. Não são apenas as quatro principais fases da Lua - Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante - que recebem nomes especiais. Existe a Lua Pascoal, a Blue Moon, Lua do Caçador, Lua do Lobo e, assim vai até onde a imaginação humana permitir. 

Associar os meses do ano com nomes atribuídos para a Lua ou coincidências de determinados fenômenos astronômicos com a Lua é, praticamente, uma tradição humana. É o caso da chamada Superlua. Mas é preciso entender que, assim como a Superlua, a maioria desses nomes associados à Lua não são reconhecidos pela União Astronômica Internacional. Mas, de qualquer forma, a Superlua e outros fenômenos lunares atraem a atenção de muitas pessoas pela sua beleza.

  • Qual a origem do termo Superlua? 

Em 1979, o astrólogo Richard Nolle, descreveu o primeiro conceito sobre Superlua na revista americana Dell Hoscope. Como ele mesmo descreve no seu site “claramente, existe muita confusão sobre o que é realmente uma Superlua”.

Em grande parte do seu texto, Nolle associa a ocorrência da Superlua com previsões de fenômenos catastróficos ocorridos na Terra. 

  • Definição de Nolle sobre Superlua

De acordo com Nolle, uma Superlua ocorre quando:

Uma Lua Nova ou Cheia se localiza próxima (dentro de 90%) do perigeu da órbita da Terra. 

Resumidamente, Terra, Lua e Sol estão todos alinhados, tendo a Lua o mais próximo da Terra. Para qualquer Lua Nova ou Lua Cheia, Terra e Lua e Sol estão todos em uma linha: Terra está no meio do alinhamento da Lua Cheia, enquanto a Lua Nova ocorre com a Lua no meio. A união deste alinhamento é tecnicamente denominada de sizígia.

Em linguagem astronômica, o que Nolle quer dizer pode ser compreendido pela explicação do astrônomo Fred Espenak:

A Lua orbita a Terra em uma órbita elíptica, com uma excentricidade média de 0,0549. Como resultado, a Lua se distancia da Terra (de centro a centro) com valores médios que variam entre 363 396 km no perigeu (mais próximo) e 405 504 km no apogeu (mais afastado).

Quando ocorre a fase da Lua Cheia próxima do perigeu (dentro de 90% mais próxima da órbita da Terra), a Lua adquire o maior diâmetro aparente quando observada da Terra e aparenta ter um brilho acima da média.  Para este fenômeno, tecnicamente nos referimos como um perigeu sizígia, que é comumente conhecido como a Superlua.

Usando a definição acima e aplicando para o apogeu e perigeu médio da Lua, resulta em uma distância limite média de 367 607 km para a Superlua.

O termo sizígia se refere ao alinhamento de três corpos celestes pertencentes ao mesmo sistema gravitacional formando uma configuração retilínea.

As Superluas de 2021 irão ocorrer em: 27 de abril; 26 de maio; 04 de novembro e; 04 de dezembro. Em especial, as Superluas de 26 de maio e 04 de dezembro irão coincidir com os Eclipses Lunares e Solares, respectivamente.

  • Superlua ao amanhecer

O melhor momento de observação da Superlua para 27 de abril ocorrerá durante o amanhecer. Sendo assim, no momento que o Sol estiver nascendo a Lua irá se pôr no horizonte oeste. Vale muito observar o ocaso (pôr da Lua) da Lua poucos instantes antes do nascer do Sol. Será um belo espetáculo.

  • Superlua ao anoitecer

Para a Superlua de 26 de maio, teremos uma diferença horária que contribui a contemplação durante o anoitecer. Ou seja, poucos instantes antes do ocaso (pôr do Sol)  do Sol, vale ficar atento para o horizonte oeste e esperar um belíssimo nascer da Lua.

Então, será possível observar o evento da Superlua tanto no amanhecer como no anoitecer.

Não perca a contemplação da Lua desses momentos belíssimos que a Astronomia Observacional nos oferecerá e bons céus!

 







Fontes:

https://www.astropro.com/features/articles/supermoon

https://www.astropro.com/features/tables/cen21ce/suprmoon.html

http://astropixels.com/ephemeris/moon/fullperigee2001.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!