Porto do Açu pode ser um novo palco para desenvolver projetos industriais de produção de hidrogênio - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 16 de março de 2021

Porto do Açu pode ser um novo palco para desenvolver projetos industriais de produção de hidrogênio

 

Julie Shuttleworth - Divulgação

A Fortescue Future Industries Pty  (FFI e a Porto do Açu Operações SA (Porto do Açu), uma subsidiária da Prumo Logística (Prumo), assinaram Memorando de Entendimentos  para desenvolver projetos industriais verdes baseados em hidrogênio no Rio de Janeiro. Este entendimento vai permitir  que as empresas conduzam estudos de viabilidade para a instalação de uma planta de hidrogênio verde no Porto do Açu, maior complexo portuário industrial privado da América Latina. Sujeito à conclusão dos estudos de viabilidade e aprovações, o projeto inclui a construção de uma usina de hidrogênio verde com capacidade de 300 megawatts, com potencial para produzir 250 mil toneladas de amônia verde por ano.

A disponibilidade de hidrogênio verde e de energia renovável deve impulsionar ainda mais a industrialização sustentável do porto, incluindo a produção de aço verde, fertilizantes, produtos químicos, combustíveis e outros produtos industriais manufaturados. O acordo  também estabelece as bases para o desenvolvimento de projetos de geração de energia solar no local, bem como de energia eólica offshore na costa dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Julie Shuttleworth, CEO da FFI, disse que  “A FFI está avaliando oportunidades de energia renovável e hidrogênio verde em todo o mundo e irá liderar e impulsionar a indústria de produtos e energia verde à medida que fazemos a transição dos combustíveis fósseis. Tenho o prazer de anunciar este memorando de entendimento com o Porto do Açu. A oportunidade de estabelecer indústrias de grande escala totalmente novas e futuras impulsionará o crescimento da economia brasileira. Esperamos que o potencial para novas indústrias verdes no Porto do Açu diversifique, amplie e aprofunde substancialmente a força de trabalho já qualificada do Brasil.”

José Firmo - Divulgação

Para  o CEO da Porto do Açu Operações, José Firmo,  “O Porto do Açu está navegando com firmeza na direção da economia sustentável do futuro. Um dos pilares da nossa visão para a industrialização do porto são os projetos de transição energética operacional de hoje e as indústrias verdes movidas a energia renovável de amanhã. O Açu é um ponto de conexão entre o crescimento da economia brasileira e a rápida expansão dos negócios de baixo carbono em todo o mundo. É estimulante colaborar com um parceiro internacional deste calibre em um projeto tão visionário. Esta será a primeira usina de hidrogênio verde do país e colocará a FFI e o Porto do Açu na vanguarda da produção de energia limpa e da industrialização verde no Brasil.”









Fonte: Petronotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!