O material foi encontrado a cerca de 23 milhas náuticas (ou 43 km) a leste da ponta de Cabo Frio, no litoral fluminense
A Marinha do Brasil informou que, nesta quarta-feira, localizou um material semelhante ao que estava a bordo da embarcação O Maestro, que desapareceu com cinco amigos a caminho de Fortaleza. O material foi achado a cerca de 23 milhas náuticas (ou 43 km) a leste da ponta de Cabo Frio, no litoral fluminense.
Segundo a família dos tripulantes, a Marinha disse que o Navio Patrulha Macaé encontrou “um freezer horizontal de médio porte, com diversos alimentos em bom estado e dentro da validade, indicando serem recentes”, na região em que os ocupantes teriam feito a última comunicação.
Desaparecimento
De acordo com a família de um dos desaparecidos, eles já haviam se queixado de dificuldades para fazerem o retorno por causa de problemas técnicos na lancha. A princípio, apenas um motor, de um total de dois, estaria funcionando. No último contato feito pelos amigos, um deles informou que a maré estava muito alta e o vento bastante forte.
Diante das circunstâncias, o grupo optou por fazer uma parada até Vitória, no Espírito Santo, para reabastecer a lancha. No entanto, o último contato feito por eles, na sexta (29), sinalizou que eles não conseguiram chegar até lá.
O Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), da Marinha do Brasil, informou que tomou conhecimento, na manhã de domingo (31), do desaparecimento da embarcação de Esporte e Recreio ‘O Maestro’, supostamente na altura entre Farol de São Thomé e São João da Barra (RJ).
A Marinha comunicou às famílias que houve um registro de pedido de socorro próximo à última localização informada pelo grupo, só que não foi possível confirmar o local pois o sinal falhou
A Marinha informou ter acionado o Salvamar Sueste, estrutura responsável pela busca e salvamento no mar, que por sua vez acionou o Navio-Patrulha ‘Macaé’ e duas aeronaves, sendo uma da corporação e outra da Força Aérea Brasileira (FAB). Um aviso de rádio também foi emitido para deixar em alerta todas as embarcações nas proximidades.
Nesta quarta-feira (3), a Marinha informou que entrou no quarto dia consecutivo de buscas. De acordo com o órgão, o navio e as aeronaves que realizam a procura percorrem mais de 44.000 km².
Quem são as cinco pessoas que estavam na lancha?
Ricardo Kirst é o comprador da lancha, que reuniu os outros quatro para acompanhá-lo no trajeto a Fortaleza. Domingos Sávio é empresário e amigo de Ricardo. Guilherme Ambrósio ocupa a função de comandante. Cláudio de Souza é o mecânico da lancha. Wilson Martins é o pescador.
Qual era a previsão de chegada a Fortaleza?
A viagem demoraria entre 15 e 20 dias. Levando em consideração que eles tentaram deixar o Rio de Janeiro no dia 26, o grupo chegaria a Fortaleza entre 10 e 15 de fevereiro. Se for considerar apenas o dia 28 (depois que eles consertaram a lancha), seria entre 12 e 17 de fevereiro.
Qual o local onde as buscas da Marinha estão concentradas?
No litoral norte do Rio de Janeiro, nas proximidades do Farol de São Thomé, local onde eles fizeram o pedido de socorro à Marinha.
Fonte: O Dia | G1
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!