Filho reconhece corpo de pescador cearense desaparecido após naufrágio de lancha; 4 corpos já foram encontrados - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Filho reconhece corpo de pescador cearense desaparecido após naufrágio de lancha; 4 corpos já foram encontrados

O corpo de Wilson Martins dos Santos, de 57 anos, foi reconhecido pelo filho dele, Renato Marcolino, no Instituto Médico Legal (IML) de Macaé. 

Wilson Martins | Divulgação

Uma das vítimas do naufrágio da lancha “O Maestro”, ocorrido próximo a Farol de São Thomé, a caminho de Fortaleza, no Ceará, foi identificada no início da noite de sábado (6). O corpo do pescador Wilson Martins dos Santos, de 57 anos, foi reconhecido pelo filho dele, Renato Marcolino, no Instituto Médico Legal (IML) de Macaé.

Renato viajou ao Rio de Janeiro para fazer o reconhecimento do corpo do pai, mas já havia confirmado que um colar e relógio encontrados com o corpo pertencia ao pescador. "Venho aqui, em nome da minha família Santos, oficializar que um dos dois corpos que foram encontrados realmente é do meu pai. Um grande homem, do mar, que tinha o sonho de fazer essa travessia, mas por um infortúnio não pôde completá-la", declarou Renato em um vídeo. Wilson era pescador há mais de 40 anos e a família vive na Praia de Guajiru, no município de Trairi, a 126 quilômetros de distância de Fortaleza. Ele deixa esposa e três filhos.

Wilson Martins dos Santos (no centro) era pescador há 40 anos; 
ele deixa três filhos e mulher. — Foto: Arquivo pessoal

Renato Marcolino, filho do pescador Wilson Martins, disse também neste domingo (7) que o translado do corpo do pai deve acontecer na madrugada de terça-feira (9). Segundo Renato, o corpo está em uma funerária.

“O translado deve ser amanhã [segunda-feira] no fim da noite, já pelo início da madrugada de terça. O horário do voo não tenho, pois, não temos ainda a certidão de óbito, já que os cartórios não funcionam hoje [domingo]”, afirmou.

Ainda segundo Renato, ao chegar em Fortaleza, o corpo deve ir para a Praia do Guajiru, em Trairi.

Sobre o acidente, Renato afirmou que nesta tragédia, além de ter perdido o pai ele perdeu o padrinho se referindo ao empresário Domingos Sávio.

“Perdi neste acontecimento triste o meu pai e meu padrinho. Perdi dois pais”, afirmou.

2º Corpo aguardando identificação apesar de objetos pessoais já terem sido identificados

Corpo pode ser de Ricardo Kurst | Divulgação

O segundo corpo encontrado pelas autoridades pode ser de Ricardo Kurst, um dos donos da embarcação. A mulher dele, Tatiane Cruz, esteve no IML de Macaé na noite de sexta (5) e reconheceu objetos que foram encontrados junto ao corpo: uma mochila, um relógio e um talão de cheques em nome dele. 

Porém, a esposa de Ricardo não chegou a fazer o reconhecimento do corpo, pois passou mal e foi levada para o Hospital Público Municipal (HPM).

O cadáver já passou por papiloscopia, mas ainda não foi identificado, pois aguarda o cruzamento de dados entre a Polícia Civil dos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul – onde Ricardo nasceu -, para que possa ser reconhecido por digitais. Segundo a perícia, o estado de decomposição do corpo, dificulta o reconhecimento pelas características físicas.

Além dos corpos, a Marinha informou que uma cadeira branca, supostamente relacionada à embarcação “O Maestro”, foi recolhida por outra embarcação pesqueira, que foi entregue a uma organização militar da Marinha. Até o momento, a Operação de Busca e Salvamento (SAR) aos tripulantes da embarcação “O Maestro”, conta com a participação direta de 240 militares.

Os dois corpos foram localizados pela Marinha na noite de quinta-feira (4), a 50 km da costa de Cabo Frio, na Região dos Lagos, em uma área próxima ao freezer recolhido na terça-feira (3), que apresenta características semelhantes ao que estava a bordo da lancha "O Maestro".

Freezer recolhido na terça-feira (3) - Divulgação

Mais dois corpos encontrados no sábado 6

Familiares do empresário Domingos Sávio viajam ao Rio de Janeiro para fazer o reconhecimento dos dois corpos localizados na área de buscas no sábado (6). Os dois corpos estão no Instituto Médico Legal (IML) de Macaé (RJ).

Domingos Sávio é um dos cinco amigos desaparecidos em lancha 
que saiu do Rio de Janeiro rumo a Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal

A Marinha informou em comunicado, na noite de sábado (6), que a aeronave Sea Hawk e uma embarcação pesqueira localizaram mais dois corpos a 35 km a sudeste do Farol de Cabo Frio. 

A arquiteta e urbanista Lilian Ribeiro, de 27 anos, filha de Domingos Sávio, amigo do empresário Ricardo Kirst, que comprou a embarcação, afirmou neste domingo (7), que um familiar deve ir reconhecer se um dos corpos encontrados é do pai dela.

“Estamos decidindo se vamos amanhã [segunda-feira] ou na terça-feira. Vamos combinar ainda. Quem vai é o meu irmão”, disse. Lilian tem também uma irmã de 8 anos.

Buscas

O navio-patrulha e aeronaves da Marinha do Brasil já fizeram varredura "em área de mais de 55 mil km², percorrendo uma faixa litorânea entre o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), e a Restinga da Marambaia (RJ), com um afastamento de até 90 km da costa", informou a Marinha.

Uma aeronave Sea Hawk (SH-16) e uma aeronave P-95 da Força Aérea Brasileira (FAB), além de embarcações civis e aeronaves que trafegam naquela área, fazem as buscas.

As buscas seguem padrões técnicos e consideram os efeitos de correntes de deriva e ventos observados na área. 

Com o propósito de obter mais informações que pudessem auxiliar nas buscas, o Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) nesta região, emitiu Aviso aos Navegantes, dando ampla divulgação por Rádio, com o objetivo de alertar e solicitar apoio a todas as embarcações nas áreas próximas. Além disso, empresas civis que operam regularmente helicópteros e navios na região foram avisados do desaparecimento da embarcação “O Maestro” e das suas características. Ressalta-se que havia a possibilidade de ventos fortes naquela região nos dias 30 e 31 de janeiro.

O grupo começou a viagem no dia 26 de janeiro, quando partiu do Iate Clube Guanabara. A embarcação teve uma falha no motor e nas bombas no mesmo dia, segundo a mulher de um dos navegantes, Vitória Magalhães. Então, eles pararam na Urca, ainda no Rio de Janeiro, para fazer os reparos, e partiram do local dois dias depois, em 28 de janeiro.

O grupo desapareceu no dia 29 para dia 30, último dia de contato, entre a praia de Farol de São Thomé e São João da Barra. As buscas pela embarcação foram iniciadas pela Marinha no dia 31 de janeiro e continuam mesmo com o mau tempo. Um ocupante da lancha segue desaparecido.

Familiares relatam que no último contato, os homens descreveram as condições insatisfatórias do tempo. Naquele dia, afirmam, chuva e vento estavam intensos, o que dificultaria a continuidade do trajeto.

Quem são os cinco que estavam na lancha?

Ricardo Kirst é o comprador da lancha, que reuniu os outros quatro para acompanhá-lo no trajeto, RJ a Fortaleza. Domingos Sávio é empresário e amigo de Ricardo. Guilherme Ambrósio ocupa a função de comandante. Cláudio de Souza é o mecânico da lancha. Wilson Martins é o pescador. 

Foto: Gabriel Cavalcante | Divulgação














Fonte:  O Dia | G1 CE | Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!