Destroço que pode ser de lancha desaparecida com cinco tripulantes é encontrado a 14k do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Destroço que pode ser de lancha desaparecida com cinco tripulantes é encontrado a 14k do Farol

 Material foi localizado nesta segunda-feira (8) por um barco pesqueiro, a cerca de 14 km do Farol de São Thomé. Peça encontrada pelos pescadores seria o deck da embarcação.

Foto: Luciano Silva

Um destroço foi encontrado por pescadores no mar próximo de Quissamã, nesta segunda-feira (8). A Marinha do Brasil informou que o objeto pode estar relacionado com a lancha "O Maestro", que desapareceu no dia 30 de janeiro com um grupo de cinco homens que seguiam do Rio de Janeiro para Fortaleza (CE).

De acordo com a Capitania dos Portos de Macaé, o destroço, supostamente relacionado à embarcação, foi recolhido por uma embarcação pesqueira, a cerca de 7,5 milhas náuticas (ou 14 km) do Farol de São Thomé.

Peça encontrada pelos pescadores seria o deck da embarcação.

De acordo com o comandante da embarcação Costa Mata, que encontrou o destroço, a peça foi localizada na madrugada desta segunda-feira (8), quando ele sentiu um peso anormal ao tentar recolher as redes de pesca.

O comandante, então, fez contato com o operador da base de rádio de Barra do Furado, Luciano Silva, que mesmo afastado por problemas de saúde, auxiliou na remoção da peça. A operação também contou com o trabalho dos tripulantes Dilcemar Pinto e Joilson da Silva.

Objeto que pode ser de lancha desaparecida com cinco tripulantes 
é encontrado por pescadores no litoral do RJ — Foto: Luciano Silva

O que se sabe sobre o grupo que desapareceu em lancha entre o Rio de Janeiro e Fortaleza

No dia 1º de fevereiro, a Marinha confirmou que recebeu um pedido de socorro da embarcação e que deu início às buscas no dia 31 de janeiro. Até esta segunda, quatro corpos foram encontrados no mar da Região dos Lagos, dois na quinta-feira (4), a 50 km do Farol de Cabo Frio, e outros dois na noite de sábado (6), a 35 km a sudeste do Farol de Cabo Frio.

Desde que os corpos foram encontrados, parentes estão se deslocando ao IML de Macaé (RJ) para fazer o reconhecimento. As buscas continuam para tentar localizar o quinto ocupante da embarcação.

Os cinco tripulantes da lancha eram Domingos Sávio, Guilherme Ambrósio, Cláudio de Souza, Wilson Martins dos Santos e Ricardo José Kirst.

Corpos encontrados na quinta

O filho do pescador reconheceu o corpo do próprio pai, que estava desaparecido há uma semana.

O corpo de Wilson Martins dos Santos foi reconhecido pelo filho, Renato Marcolino. Além dos pertences, o fato da família ter levado documento de identificação de Wilson, segundo o IML, agilizou o processo de reconhecimento pela comparação das digitais. O corpo foi liberado no sábado e está sendo preparado para seguir para Fortaleza. O filho retornou para casa nesta segunda.

A família do empresário Ricardo Kirst, dono da lancha, disse que o corpo dele já foi identificado, mas ainda não foi liberado do IML de Macaé. A família e o IML informaram que o corpo deve ser liberado ainda nesta segunda-feira (8) para ser transferido para a capital fluminense, de onde será encaminhado ao Ceará.

Corpos encontrados no sábado

Terceiro corpo de desaparecidos em naufrágio é reconhecido como do empresário cearense Domingos Sávio, diz filha

Domingos Sávio, empresário, era um dos tripulantes da lancha 'O Maestro'. 
Foto: Arquivo pessoal

Em relação aos dois corpos encontrados no sábado, a filha do empresário cearense Domingos Sávio informou que um deles é o do pai. A identificação foi feita por meio de reconhecimento da impressão digital.

O quarto corpo encontrado pela Marinha permanece no IML de Macaé para ser identificado.

A Marinha informou que a operação de busca aos tripulantes da embarcação “O Maestro”, coordenada pelo Salvamar Sueste, conta com a participação direta de 240 militares, além de contar com o apoio de todas as embarcações que navegam nas áreas próximas e de empresas civis que operam regularmente helicópteros e navios na região.









Fonte: Ariane Marques, Rodrigo Marinho e Amaro Mota
           G1 - Região dos Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!