Lua Azul, meteoros e Urano: veja os destaques no céu nesta semana - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Lua Azul, meteoros e Urano: veja os destaques no céu nesta semana

 Fenômenos são fáceis de observar: você só precisa de céu limpo e um binóculo

Nesta semana teremos três bons motivos para olhar para o céu: uma lua "azul", o início de uma nova chuva de meteoros e a melhor aparição do planeta Urano no céu neste ano. Todos são fenômenos fáceis de observar, que podem ser apreciados desde que você tenha céu limpo e um simples binóculo.

  • Lua Azul

Vamos começar pela Lua Azul, que vai acontecer no dia 31 de Outubro, o dia das bruxas na tradição norte-americana. Infelizmente ela não vai ficar azulada: este é o nome dado à segunda lua cheia de um mês. Como o ciclo lunar tem aproximadamente 29 dias, a cada dois anos e meio um mês tem duas luas cheias.

A última foi a "Super Lua Azul de Sangue" de janeiro de 2018. Ela foi uma combinação de fenômenos: Super porque era uma "Super Lua", nome dado à lua cheia no momento em que está no ponto de sua órbita mais próxima da Terra. Azul porque era a segunda lua cheia do mês e "de sangue" porque ocorreu durante um eclipse lunar total, quando a Terra está entre o Sol e a Lua, impedindo a luz solar de iluminar a superfície lunar.

Nesse momento a lua assume uma cor avermelhada devido ao pouco de luz que atravessa a atmosfera da Terra e chega ao nosso satélite. As moléculas de ar filtram a luz azul, a cor do nosso céu, e as frequências restantes, vermelha, laranja ou amarela, são refletidas na Lua.

  • Meteoros Taurídeos

Nesta semana também já está acontecendo a chuva do meteoros taurídeos, que tem esse nome pois parecem emanar da constelação de Touro. Ela começou na última terça-feira (20), mas ainda estamos longe do "pico" do fenômeno, o momento de maior intensidade, que acontecerá em 12 de Novembro. Mesmo assim, se você estiver em um local com céu limpo, pouca poluição luminosa e um pouco de sorte, poderá ver alguns meteoros antes mesmo desta data.

Esteja ciente de que os Taurídeos são uma chuva de meteoros de baixa intensidade. Segundo o site In the Sky, um observador em um local com céu limpo e escuro (sem poluição luminosa e durante a Lua Nova, por exemplo) pode esperar ver de três a cinco meteoros por hora.

  • Urano em oposição

Além da Lua Azul, este sábado tem outro fenômeno: o planeta Urano estará em oposição, ou seja, diretamente oposto ao Sol. Isso fará com que ele fique excepcionalmente brilhante, e muito mais fácil de observar.

Ao contrário da Lua Azul e dos meteoros Taurídeos, para ver Urano você vai precisar de um equipamento "altamente especializado": um binóculo. Sim, só isso. O planeta será visível a partir das 19:45, e atingirá seu ponto mais alto no céu às 23:54. Procure um pontinho azul-esverdeado próximo à Lua, a noroeste.

  • Como se orientar

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque por meio de uma bússola ou app de astronomia em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular junto com sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente. 








Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!