Candidatos a prefeito de Campos e Macaé vão receber carta compromisso do projeto 'Petrobrás Fica' - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Candidatos a prefeito de Campos e Macaé vão receber carta compromisso do projeto 'Petrobrás Fica'

 Sindipetro NF cobra compromisso de candidatos com petroleiros

Carta enviada aos comitês de campanha de Macaé e Campos alerta contra a política de venda de ativos da Petrobrás, que tem resultado em desemprego e perda de receita para os municípios da região

Os candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes e Macaé vão receber a partir desta terça-feira (13) Carta Compromisso do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (SindipetroNF) em defesa da Petrobrás. O objetivo do sindicato, que representa cerca de 15 mil trabalhadores da região, é garantir apoio político contra a venda de ativos da empresa, incluindo refinarias, campos de petróleo e bases em terra, o que acarretará como principal consequência a demissão de trabalhadores e a desmobilização de grandes centros produtores de petróleo. 

O documento está sendo encaminhado aos candidatos a prefeito de todas as coligações partidárias. “Trata-se de uma ação plural, apartidária. É evidente a importância de levar para o debate eleitoral regional todas as questões que orbitam em torno da atual política de venda de ativos da Petrobrás. A nossa região será uma das mais impactadas, com a perda de empregos e renda, receita de royalties e arrecadação de impostos”, disse Rafael Crespo, diretor do SindipetroNF.

Na Carta Compromisso, os petroleiros destacam a relação histórica do Norte Fluminense com a Petrobrás e o setor de óleo e gás, o que gerou crescimento econômico e social para todas as cidades da região. O documento lembra que durante muitos anos a região manteve patamar acima de 80% de participação na produção de petróleo nacional e hoje desponta entre as maiores produtoras na área do pré-sal.

Em síntese, os petroleiros alertam para que os candidatos reconheçam o papel estratégico da Petrobrás para o desenvolvimento do país e do Norte Fluminense, assumindo posição em defesa do controle estatal da companhia, vinculado a um projeto de integração em todas as etapas da cadeia produtiva, especialmente no que se refere aos ativos da Bacia de Campos.. A iniciativa faz parte da campanha nacional #PetrobrásFica, que visa conscientizar e engajar a sociedade em ações de defesa da companhia como um patrimônio do país.

Nos últimos anos, os municípios que recebem a participação dos royalties do petróleo vêm amargando quedas significativas da arrecadação. Há cerca de dois anos as plataformas que atuam nos campos de Vermelho, Pargo e Carapeba, na Bacia de Campos, foram vendidas à Perenco. Na ocasião, cerca de 90% dos funcionários destas plataformas foram demitidos. 

A Petrobrás pretende vender mais três plataformas ainda esse ano, entre elas a P-50, unidade emblemática, que trouxe a autossuficiência na produção de petróleo ao país. “A privatização pode diminuir ainda mais essa participação dos royalties, além do risco de aumentar o desemprego na região”, concluiu Crespo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!