Saiba como diminuir os riscos de pegar a Covid-19 no transporte público lotado - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Saiba como diminuir os riscos de pegar a Covid-19 no transporte público lotado

Foto: Hermes de Paula/08.06.2020

Com a reabertura da economia chegando a um número cada vez maior de setores, o afrouxamento do isolamento social se vê cada vez mais evidente nas ruas. Com mais gente se deslocando pelas cidades, o transporte coletivo (quase sempre abarrotado de gente) pode se tornar um dos locais mais propícios para a propagação da Covid-19. Quem não tem como evitar o uso de ônibus e vans precisa redobrar cuidados para evitar o contágio.

Presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio, Tânia Vergara alerta que não é só o que se elimina pelo nariz e pela boca que pode espalhar o vírus.

Mãos são um veículo muito importante. Uma mão contaminada contamina objetos, que contaminam outras mãos, que são levadas à boca, nariz e olhos, levando o vírus para a próxima vítima. É um ciclo que se perpetua se não quebrado — destaca a especialista.

Para minimizar os riscos de quem precisa se deslocar em horários de rush, o que se pode fazer, segundo Vergara, além de manter o afastamento de outras pessoas quando possível, é usar corretamente as máscaras de proteção, manter janelas abertas e higienizar frequentemente as mãos:

As máscaras devem cobrir nariz e boca e devem ser trocadas se ficarem úmidas com a fala ou a respiração. As mãos devem ser higienizadas com água e sabão ou álcool 70% várias vezes durante o dia. É preciso higienizar antes de sair de casa e depois de segurar em balaustres de transportes, cadeiras, maçanetas, dinheiro.

Se precisar espirrar ou tossir, use um lenço ou projeta com o braço, mas não se deve levar a mão à boca, olhos ou nariz. Se for trocar de lugar e acabar tocando no apoio metálico ou no próprio assento, deve-se fazer a assepsia — diz a especialista.

Passageira infecta 15 pessoas

Nesta semana, um jornal britânico publicou a história de uma única passageira infectada com o coronavírus que transmitiu a doença para outras 15 pessoas, sem saber, durante um voo de 10 horas entre Londres, na Inglaterra, e o Vietnã.

A mulher, que não teve a identidade revelada, estava com dor de garganta e tosse antes do embarque e testou positivo para Covid-19 dias depois, de acordo com um relatório do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

A viagem ocorreu no dia 1º de março, e um trabalho de rastreamento de contatos foi determinante para que se chegasse agora na identidade das pessoas infectadas: 12 passageiros da classe executiva, dois da econômica, além de um membro da tripulação.

Para os que precisam utilizar aviões durante a pandemia, Vergara lembra que o perigo de contaminação está na proximidade com os vizinhos do lado, da frente e de trás e com os objetos contaminados, como maçanetas, torneiras e braços de cadeiras.

No avião, o fluxo de ar é diferente e ninguém anda grudado no outro como em ônibus e  vans, mas deve-se tomar os mesmos cuidados, como usar máscaras o maior tempo possível, restringindo a retirada aos horários de alimentação, além de higienizar tantas vezes quanto necessárias as mãos — diz Tania, ressaltando que os cuidados devem ser estendidos ao período em que se circula pelos terminais dos aeroportos.





Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!