Chuvas de meteoros poderão ser vistas nos próximos dias - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Chuvas de meteoros poderão ser vistas nos próximos dias

Fenômeno poderá ser observado do Brasil também, fique atento aos momentos de olhar pro céu
 Créditos: Wired
As chuvas de meteoros começaram no dia 9 de agosto e será possível observar aqui do Brasil esse fenômeno acontecendo em pelo menos três momentos diferentes. São chuvas de meteoros que tiveram seus pontos altos no final de julho, mas continuarão visíveis ainda ao longo do mês.

Conforme explica a Revista Planeta, chuvas de meteoros ganham seu nome com base em onde se encontra seu ponto radiante, que é o lugar de onde os meteoros parecem se originar quando são observados. Isso resulta em vários nomes que parecem prontos para aparecerem na série Harry Potter também.

Tendo seu ponto radiante na constelação Peixe Austral, essa ganha o nome Piscis Austrinídeos. O melhor horário para observar os meteoros é por volta das 23h.

Temos chuvas que poderão ser observadas até o dia 15 e até o dia 23. A primeira, do dia 9, se originou em um cometa, em Capricórnio, ganhando o nome Alfa-Capricornídeas, enquanto a segunda sai de Aquário, ficando com o nome de Delta-Aquarídeas e também se originando num cometa. O melhor horário para observar os meteoros, também é por volta das 23h.

Por fim teremos a Perseidas, que também tem origem num cometa, chamado Swift Turtle. O nome da chuva de meteoros vem da constelação onde está o astro celeste, a Perseu, e ela deve ficar visível até o dia 24 de agosto. Diferente das outras, que tiveram seus auges no mês passado, as Perseidas terão sua atividade máxima neste mês, no dia 12. Mas nem tudo são boas notícias, porque esse ponto alto não poderá ser visto a olho nu aqui do Brasil, uma vez que vai acontecer durante a manhã, entre as 10h e 13h.





Fonte: Revista Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!