Pequeno fragmento de óleo é recolhido pela Marinha no Xexé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Pequeno fragmento de óleo é recolhido pela Marinha no Xexé

O fragmento do possível óleo, foi encontrado na localidade de Xexé, na praia do Farol de São Thomé. 

A Marinha do Brasil concentra os trabalhos de identificação dos locais e o telefone de contato para relatar aparecimento de óleo é o 185.
Moradora encontrou pequeno fragmento do óleo na localidade
de Xexé e acionou a Marinha | Foto: Sandra Helena
Na manhã desta terça-feira, 26, um pequeno fragmento de óleo, foi encontrado por uma moradora à beira mar, na localidade do Xexé, na praia campista. A Marinha foi acionada e agentes da Delegacia da Capitania dos Portos de São João da Barra compareceram no  local, no início da tarde, para fazer o recolhimento do material que será encaminhado nesta quarta-feira 27, à Macaé, para análise. O resultado deve sair em alguns dias.
Agentes da DPC de SJB verificam fragmento de óleo
encontrado na praia do Xexé | Farol
Marinha confirma que óleo encontrado em São Francisco de Itabapoana é compatível com o do Nordeste

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), confirmou que o óleo coletado no último domingo (24) na praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana, é compatível com o material que vem sendo encontrado na costa do Nordeste e do Espírito Santo desde agosto deste ano. Com essa informação, sobe para dois o número de locais no litoral fluminense atingidos pelo óleo. Ainda segundo o GAA, a análise descartou a possibilidade de que os fragmentos encontrados em Macaé e Quissamã tenham a mesma origem. Órgãos ambientais mantêm monitoramento na região. 

De acordo com o município, ficou definido que a Marinha manterá seu efetivo em constantes monitoramentos nas praias da região, o Governo do Estado dará o suporte necessário, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apoiará os municípios com equipamento de proteção individual, além das equipes que farão o acompanhamento e a análise dos materiais encontrados.

A nota da Marinha afirma que as amostras coletadas em Macaé e Quissamã, no último fim de semana, não são compatíveis com as amostras coletadas no Nordeste. Ainda segundo o órgão, todas as praias onde material foi encontrado já estão limpas.
Agentes da DPC de SJB na praia do Xexé na tarde desta terça-feira
Foto: Sandra Helena





Redação | Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!