Últimas Notícias

Defeso da Piracema, iniciado em 1º de novembro, prossegue até 28 de fevereiro

Começou na sexta-feira (1º) o defeso da piracema, época em que os peixes fazem a reprodução e desova.
As secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Pesca, alertam aos pescadores profissionais e amadores, além de donos de estabelecimentos comerciais, que está paralisada temporariamente a pesca no rio Paraíba do Sul e em lagoas da Região em função do Defeso da Piracema, que prossegue até o dia 28 de fevereiro de 2020.

É necessário cessar a pesca para que os peixes possam reproduzir e completar o ciclo que deixa o rio e lagoas produtivos para a classe pesqueira. Paralisar a pesca nesse momento é um ato de responsabilidade dos pescadores para que nunca falte o pescado, já que nessa época acontece o deslocamento dos peixes para desovar.

Durante o Defeso da Piracema o Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal intensificará o trabalho de fiscalização e conscientização. Os infratores estarão sujeitos a penalidades elencadas na Instrução Normativa IBAMA nº 195, de 02 de outubro de 2008. A medida entrou em vigor dia 1º de novembro e tem por objetivo a preservação de todos os recursos pesqueiros.

A piracema é a época em que os peixes nadam em direção à nascente para reprodução e desova. Aqueles que desobedecem podem sofrer multa e pode responder por crime ambiental.

Vale ressaltar aos donos de estabelecimentos, sem declaração de estoque, que não comercializem peixes nativos como traíra, lambari, caximbau, carpa, piau, dentre outros, neste período de reprodução..

Nesse período do defeso, os pescadores recebem um seguro-desemprego do Governo Federal. O pagamento é de um salário-mínimo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé | Designed by F.H. | TecnologiaTemplateism.com | Todos os direitos reservados. Copyright © 2019

Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates