31 de Janeiro - Dia Nacional das RPPN (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

31 de Janeiro - Dia Nacional das RPPN (Reservas Particulares do Patrimônio Natural)

Você já ouviu a sigla RPPN? Sabe o que ela significa?
.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma área de proteção ambiental de domínio privado, e não público. Ela é uma das unidades de conservação de uso sustentável instituídas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o SNUC. 

.No entanto, no estado do Rio de Janeiro, as RPPNs criadas pelo órgão ambiental estadual (Inea), são categorizadas como unidade de conservação de proteção integral, de acordo com o Decreto Estadual nº 40.909/07.
.
Inclusive, o Inea apoia a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) por meio do Programa Estadual de RPPNs do Rio de Janeiro que completou 10 anos em 2018. Até janeiro de 2019 foram criadas 85 RPPNs, em 27 municípios, e com elas estão protegidos aproximadamente 8.100 hectares de matas no estado. 
.
O objetivo principal da criação de uma RPPN é conservar a diversidade biológica de determinada área, que poderá ser usada para pesquisas científicas, visitação turística, educação ambiental e lazer de acordo com o que é previsto no seu plano de manejo.
.
Ao mesmo tempo, preserva as belezas naturais, ambientes históricos, contribui para o equilíbrio climático e protege os recursos hídricos. Próximo ao Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG) temos a RPPN Caruara.
.
Pelag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!