UPH Farol e UBS Lagamar preparadas para o Sesc Verão Alô Farol 2019 - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 29 de dezembro de 2018

UPH Farol e UBS Lagamar preparadas para o Sesc Verão Alô Farol 2019

Atendimento na área da saúde conta ainda com duas estruturas na área de shows.


Para garantir um atendimento em saúde de mais qualidade aos moradores e veranistas da praia de Farol de São Thomé neste período de verão, a secretária municipal de Saúde, Fabiana Catalani, esteve nesta quinta-feira (27), visitando a Unidade Básica de Saúde (UBS) Lagamar e conversando com a equipe de profissionais sobre os atendimentos neste período. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforçou a estrutura da emergência da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Farol de São Thomé. 

Além de fiscalizar as instalações e verificar os estoques de medicamentos, materiais e insumos, Fabiana Catalani ressaltou sobre a importância do trabalho integrado entre as equipes. 

- Nosso principal objetivo é garantir um atendimento adequado aos pacientes que necessitarem de atendimento médico. Aproveitamos para visitar também as instalações do contêiner da saúde, instalado na área de shows, e onde vai funcionar uma UTI para atendimentos e onde também estará a ambulância de suporte avançado para possíveis remoções de emergência - destacou a secretária.

A secretária também foi à Unidade de Saúde de Lagamar, que vai funcionar como ponto de atendimento de apoio nos dias de eventos. A unidade realiza cerca de 4 mil atendimentos mensais e já funciona também com equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.   

De acordo com o vice-presidente da FMS, Dante Pinto Lucas, a emergência da UPH de Farol atuará com duas ambulâncias de UTI móvel e mais duas ambulâncias básicas. No quadro de profissionais, a unidade contará com três clínicos e um pediatra durante a semana e aos finais de semana, quatro clínicos e um pediatra, além de enfermeiros e técnicos que trabalharão todos os dias através de regime de plantão 24 horas. 

A UPH de Farol também será reforçada com medicamentos e demais insumos. "Durante o verão, a tendência é que o movimento na praia de Farol dobre durante a semana e quadriplique nos finais de semana, então nos mobilizamos para montar toda essa estrutura para dar suporte a quaisquer eventualidades", disse.

Além da UPH de Farol, dois postos foram montados na área de shows pela Secretaria de Saúde e um polo de hidratação será instalado no Lagamar, para as pessoas que, eventualmente, exagerem na ingestão de bebidas alcoólicas.

A presidente da FMS, Elisa Ramos, explicou que, embora haja a necessidade de um reforço na UPH de Farol durante o período do verão, a unidade tem recebido investimentos ao longo de todo ano. 

— Nos esforçamos ao máximo em busca de melhorias de nossas unidades pré-hospitalares e hospitais, e com a UPH de Farol não é diferente. Apesar de toda estrutura de reforço montada para o verão, é bom ressaltar que a UPH de Farol funciona durante todo o ano com equipe de profissionais completa oferecendo atendimento de qualidade a toda população — disse.

Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!