Temporada com alerta para chuvas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 23 de dezembro de 2018

Temporada com alerta para chuvas

Divulgação
A Defesa Civil municipal prevê 450 mm de chuvas para Campos durante o verão. 

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Major Edison Pessanha, a expectativa é de que as chuvas sejam distribuídas ao longo do verão, mas o órgão está atento caso ocorram com intensidade e em curtos períodos.

 — É bem provável que as chuvas sejam espalhadas nos três meses, mas o problema do verão é a chuva em pequeno espaço de tempo, que pode causar transtornos em qualquer cidade do mundo. Não tem sistema de drenagem que resista, e Campos tem o agravante de ser uma planície. Se chover 100 mm por mês, não teremos problemas, mas se chover todo esse volume em uma hora, por exemplo, pode ser o caos — ressaltou o coordenador.

A probabilidade de chuvas espalhadas e distribuídas ao longo do verão é corroborada pelos institutos meteorológicos. Desde o início de dezembro, Campos tem registrado altas temperaturas e o calor deve permanecer nos próximos dias, mas a expectativa por chuva aumentou depois do início do verão, na sexta-feira passada. Isso porque o fenômeno oceano-atmosférico El Niño está confirmado pelos meteorologistas, com intensidade baixa ou moderada. 

A previsão climática aponta ainda que a chuva de janeiro será próxima da normalidade para o mês. E o maior impacto do El Niño no verão será em fevereiro, quando está previsto o aumento do calor e redução da chuva. Já em março, a chuva retorna, mas ainda com influência do El Niño. A fisioterapeuta Élvia Gomes demonstra preocupação com as chuvas de verão no município. “Muitas vezes fui para praia no fim de semana e quando voltei na segunda, minha casa estava toda alagada, devido às tempestades de verão. Apesar de a gente estar precisando de chuva, eu torço para que venham devagar”, disse. 

De prontidão — Ainda de acordo com o major Edison Pessanha, as equipes da Defesa Civil estão preparadas e a população pode acionar os agentes em qualquer eventualidade. — Estamos de prontidão para qualquer situação, a qualquer momento. Quem precisar dos nossos trabalhos pode ligar para o 199 ou para o nosso celular (22) 99815-2512. Esperamos que, apesar das chuvas, seja um verão tranquilo, mas, em todos os casos, estaremos a postos — afirmou Pessanha. 

Grupo de Emergência de prontidão - No final de 2017, após fortes chuvas que causaram alagamentos em vários pontos do município, a Prefeitura de Campos criou o Grupo de Emergência em Alagamentos. Desde então, foram estabelecidas ações de prevenção, como contato constante com famílias de áreas mais atingidas por tempestades e cheias de rios ou lagoas; reforço na limpeza de bueiros e manutenção das bombas de drenagem (piscinões) instaladas em áreas mais baixas; além de parceria com o Governo do Estado, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para a limpeza dos canais do município. 

Outra preocupação é em relação à situação das áreas mais distantes, como Lagoa de Cima e Conceição do Imbé. Entre o final do ano passado e início deste, as localidades sofreram com alagamentos. O Grupo de Emergência é composto pela Defesa Civil com a Empresa Municipal de Habitação, as secretarias de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Ambiental e pela superintendência de Limpeza Pública.

Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!