Últimas Notícias

Solturas de tartarugas marinhas a partir do dia 11 de janeiro na praia do Farol

O Porto do Açu dará início a programação de solturas de tartarugas marinhas abertas ao público, na sexta-feira, dia 11 de janeiro, às 17h, na praia do Farol.

Serão quatro ações que serão realizadas em parceria com o Tamar e a prefeitura de Campos, como parte da agenda de verão do município, até 23 de fevereiro. 

O objetivo da iniciativa é conscientizar moradores e turistas sobre a importância da preservação, através da educação ambiental. Segundo o analista de Meio Ambiente da Porto do Açu, Nayar Mendes, a ação ainda possibilita que sua equipe apresente à comunidade o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, que está completando 10 anos: “Nós desenvolvemos um trabalho muito bacana de proteção às tartarugas marinhas e entendemos a importância de compartilhar informação e conhecimento com a comunidade. As solturas abertas ao público são uma oportunidade de promover esta conscientização ambiental e contribuir para que a população compreenda que esta é uma missão de cada um de nós”, afirmou.

No programa, monitores percorrem diariamente 62 km de praia, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. O monitoramento abrange desde o Pontal de Atafona, em São João da Barra, até Barra do Furado, em Quissamã. Durante o período reprodutivo, que vai de setembro a março, a equipe ainda tem a missão de localizar os ninhos de tartarugas, identificá-los e acompanhá-los até o nascimento dos filhotes.

Desde o início do programa, 800 mil filhotes já foram liberados ao mar. Só na temporada passada, foram cerca de 67 mil. No atual período reprodutivo, que segue até março, foi registrado o nascimento de cerca de 9 mil filhotes, até agora.

A soltura na praia campista, além do próximo dia 11, acontecerá ainda nos dias 26/01 às 9h, 08/02 às 17h e 23/02 às 09h, em frente a Sede do Pelag, ao lado da sorveteria do Mansur.

O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas atende a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Assessoria Porto do Açu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

Portal do Farol | Designed by F.H. | TecnologiaTemplateism.com | Todos os direitos reservados. Copyright © 2019

Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates