Páginas

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Aberto diálogo para adequação dos períodos de defeso de água doce e salgada

Foto: Divulgação
Segundo o superintendente adjunto José Armando Barreto, existe a necessidade de ajuste, visto que as regras atuais do defeso interferem na garantia da reprodução, desenvolvimento e manutenção dos estoques de pescado.

A superintendência de Pesca e Aquicultura realizou, juntamente de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Reitoria da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do projeto Pescarte, uma reunião para preparação da base técnica e científica para adequar os períodos dos defesos de água doce e salgada. A pesca liberada em períodos onde as espécies estão reproduzindo, tem reduzido o estoque pesqueiro continental e marítimo.

Segundo o superintendente adjunto da pasta, José Armando Barreto, existe a necessidade de fazer um ajuste neste período, visto que as regras atuais do defeso, interferem na garantia da reprodução, desenvolvimento e manutenção dos estoques de pescado. 

— Os técnicos do Ibama confirmaram que há essa necessidade de fazer com que o defeso do camarão coincida com os períodos de pico reprodutivo. Com isso, preservamos o pescado na primeira fase e garantimos sua proteção até que chegue a um tamanho comercial, trazendo, novamente, um expressivo aporte de recursos originados da pesca extrativa do camarão — disse José Armando. 

José Armando ressalta que processo de adequação já ocorre no estado do Espírito Santo, onde uma minuta com as novas regras já foi apresentada ao Ibama alterando o período do defeso de água salgada, para dezembro, janeiro e fevereiro.

Na reunião, que aconteceu na Reitoria da Uenf, estiveram presentes a vice-reitora, professora Tereza Peixoto; o chefe de gabinete da universidade, professor Raul Palácio; a equipe do Projeto Pescarte/Petrobras/Uenf, professor Geraldo Timóteo; e representante da PELAG/INEA, Amanda Carneiro.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| Notícias |

| DESTAQUE |

4ª Etapa Circuito Kpaloa Eco Bodyboard de 28 a 30 de setembro

Circuito Kpaloa ECO BODYBOARD 2018 - Seasons Challenge Primavera - 4ª ETAPA - Farol de São Thomé dias  28, 29 e 30 de Setembro O ...

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.