Páginas

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Porto do Açu atrai mega investimento da GNA

Divulgação
R$ 7 bilhões serão investidos no desenvolvimento do maior parque termelétrico da América Latina

A OTC 2018 (Offshore Technology Conference, que acontece em Houston - EUA), reafirmou o otimismo em relação ao setor de O&G brasileiro. De acordo com especialistas, o setor deverá contar com um impulso nos próximos anos, com a recuperação dos preços do petróleo e novas rodadas de licitações previstas para 2018 e 2019. Esta vibração positiva já foi validada por um novo projeto no Porto do Açu, o principal polo de O&G do Brasil.

O Porto do Açu assinou contrato com a GNA (Gas Natural Açu), que conta com as empresas Siemens, BP e Prumo Logística como parceiras. O negócio consiste em um contrato de aluguel de área para a construção de termelétricas e de um terminal de regaseificação de GNL.

“Essa parceria reforça que o Açu é um polo de O&G em rápido crescimento, e o porto está, cada vez mais, fortalecendo sua posição de destaque para toda a indústria”, disse José Magela, CEO do Porto do Açu.

A 1ª fase do acordo prevê o aluguel de 805 mil m², pelo período de 23 anos, renováveis por mais 25 anos, para a instalação das duas termelétricas que terão capacidade total de 3GW. De acordo com o contrato, a primeira térmica terá área de 378 mil m², com uma opção de expansão em 426 mil m² para implantar a segunda unidade. Além disso, o acordo também inclui o uso da Molhe Norte do Terminal 2 do Porto do Açu para o desenvolvimento de um terminal de regaseificação de GNL, com capacidade inicial suficiente para atender às demandas de fornecimento de gás natural das usinas termelétricas.

A 2ª fase prevê até 3 termelétricas adicionais, alinhadas com a capacidade de geração de energia licenciada pela GNA, de 6,4GW, e que permite o desenvolvimento de projetos termelétricos adicionais no futuro.

“Esse projeto inédito vai desenvolver no Porto do Açu o maior parque termelétrico da América Latina, gerando 3GW de energia. Ele reafirma a posição de destaque do Porto do Açu e o forte compromisso a longo prazo”, comentou Bernardo Perseke, CEO da GNA.

A GNA investirá mais de R$ 7 bilhões no desenvolvimento das duas termelétricas e do terminal de regaseificação (GNL). A 1ª térmica está prevista para iniciar a operação em 2021, e a 2ª em 2023. A negociação entre o Porto do Açu e a GNA começou em 2017, quando a GNA garantiu contratos de fornecimento de energia para a rede energética brasileira.Digite um texto ou endereço de um site ou traduza um documento.

Açu Gas Hub

A instalação do terminal e das termelétricas é parte do Açu Gás Hub, que será desenvolvido no Complexo Portuário do Açu. O Hub é uma solução privada para escoamento, processamento e monetização de gás natural dos campos produtores das bacias de Campos e Santos, contribuindo para o escoamento do gás associado de forma competitiva.

O desenvolvimento do Hub de gás também é um atrativo para as empresas que usam gás como matéria-prima ou que buscam maior competitividade em custo de energia, se instalarem no Porto do Açu. Isso atrai novos clientes para o setor, conectando os produtores diretamente aos consumidores.

Todas as empresas instaladas no Porto do Açu, e que usam o gás como matéria-prima ou fonte de energia, poderão ser beneficiadas com o Açu Gas Hub.

Imprensa Prumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| Notícias |

| DESTAQUE |

Sinal analógico na região será desligado nos próximos dias

Divulgação A distribuição de kits gratuitos já está acontecendo em 59 cidades do interior do Rio de Janeiro.

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.