Páginas

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

sábado, 19 de maio de 2018

Marinha alerta para ‘intenso ciclone extratropical’ na costa do Brasil

Foto: MODIS/Nasa/Divulgação
A persistência do centro de baixa pressão, com ventos entre 30 e 40 nós (55 a 74 km/h) junto à costa, poderá provocar o aumento da altura das ondas em alto-mar, podendo atingir até 8 metros ao largo do estado do Rio Grande do Sul e 5 metros ao largo dos estados de Santa Catarina até o Rio de Janeiro

A Marinha do Brasil emitiu na sexta-feira, 18, um alerta para a formação de um “intenso ciclone extratropical”, com ondas de até 8 metros de altura em alto-mar, nos litorais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná entre sábado, 19, e domingo, 20.

O ciclone extratropical (que tem esse nome porque se forma fora das regiões tropicais, geralmente no oceano, próximo à Argentina e ao Uruguai) pode causar chuvas fortes, rajadas de vento de até 100 km/h e aumento da agitação marítima, com elevação do nível das águas.

“É esperada a formação de um intenso ciclone extratropical, associado a uma frente fria”, afirma comunicado do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), que acrescenta: “A persistência do centro de baixa pressão, com ventos entre 30 e 40 nós (55 a 74 km/h) junto à costa, poderá provocar o aumento da altura das ondas em alto-mar, podendo atingir até 8 metros ao largo do estado do Rio Grande do Sul e 5 metros ao largo dos estados de Santa Catarina até o Rio de Janeiro”.

A Marinha informa, ainda, que “há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de sul a leste de 2,5 a 3,5 metros de altura entre Chuí (RS) e Laguna (SC) a partir da manhã de sábado e ondas de sudoeste a sudeste entre 2,5 e 3,0 metros de altura entre Laguna (SC) e Arraial do Cabo (RJ) a partir da madrugada de domingo”. De acordo com o órgão, “essas condições poderão persistir até a manhã de terça, dia 22 de maio”.

INMET

Na madrugada deste domingo, 20, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu um alerta de baixa temperatura para as áreas de Costa Verde, Noroeste Fluminense, Baixadas Litorâneas, Metropolitana Do Rio De Janeiro, Norte Fluminense, Médio Paraíba, Centrossul Fluminense e Serrana Fluminense.

Um alerta de ventos costeiros também foi emitido com validade até às 23h desse domingo, para as áreas de Costa Verde, Baixadas Litorâneas, Metropolitana Do Rio De Janeiro, Norte Fluminense, Médio Paraíba.

C24H / Inmet / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!


6, 7, 8, 9 - 14, 15 e 16 de Setembro CLICK e SAIBA MAIS!

| Notícias |

| DESTAQUE |

FESTIVAL DE PETISCOS - Shows e o Melhor do Entretenimento nesta 6ª Edição

Cópia sem dar os devidos CRÉDITOS, é  Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal e estará sujeito a ações legais. ...

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.