ASHCOM participa de audiência pública na Câmara Municipal em prol do turismo na praia do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 24 de abril de 2017

ASHCOM participa de audiência pública na Câmara Municipal em prol do turismo na praia do Farol

Foto: Carlinhos Pacheco
Integrantes da ASHCOM (Associação de Hotéis, Pousadas, Comércios e Similares) da praia do Farol de São Thomé, participaram do Fórum Estadual de Turismo na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, buscando alternativas para o Turismo de Farol de São Thomé e a inserção do Município no mapa de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

Hoje a tarde na Câmara Municipal, aconteceu a audiência pública que teve como tema: “Legislativo Estadual em prol do Fortalecimento do Turismo”.  

Os integrantes da ASHCOM, representaram o Farol e levaram cartazes em prol do Desenvolvimento Econômico e Social do Farol de São Thomé. "Farol precisa de turismo" e "Farol precisa viver o ano inteiro", com esses dizeres nos cartazes, o grupo chamou a atenção na Câmara Municipal de Campos. O Farol foi a comunidade com o maior número de representatividade na audiência.

“Esse é um importante movimento de sensibilização de toda a sociedade para que o turismo seja entendido como um viés de captação de recursos considerando nosso forte potencial e que ainda não foi trabalhado devidamente”, contou Júnior Lucena, diretor de Turismo, do Departamento da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico.

Segundo Lucena, que é também vice-presidente do Fórum Estadual de secretários de Turismo do Rio de Janeiro (FEST), Campos tem capacidade para desenvolver o turismo de eventos, o de negócios e o rural. “O rural se insere hoje no de aventura e no ecoturismo. 

O diretor de Turismo de Campos falou também sobre dados do inventário turístico. “Nele constam 1.150 itens, divididos entre três categorias: infraestrutura, atrativos culturais e atrativos naturais. Sabemos que na região central a rede hoteleira está em expansão, mas sem ordenamento”, disse Lucena, que anunciou que, no próximo dia 30 de maio, no Centro de Convenções da Uenf, será realizado um seminário de Turismo, com palestras explicativas voltadas para o setor.

"A cidade tem um potencial que precisa ser devidamente valorizado e trabalhado. A união de forças, entre todas as esferas da administração pública, é fundamental para fazer um município crescer" — disse o prefeito de Campos, que recepcionou o presidente da Comissão de Turismo da Alerj, Silas Bento e o também deputado Comte Bittencourt.

Bittencourt destaca a importância de se desenvolver de forma plena as potencialidades turísticas do município.

— O município tem inúmeros atrativos que devem servir de estímulo para a permanência de turistas no local, e desta maneira fortalecer a cadeia econômica da região. E diante da grave crise fiscal enfrentada por todo o estado, fortalecer o setor é, acima de tudo, pensar em mais geração de renda, de empregos e de investimentos — defende Comte.

Na audiência, além das dificuldades, também, foram abordadas as vocações, o potencial e a infraestrutura que o município oferece, como a qualidade da rede hoteleira e aeroporto. “Campos tem aeroporto e hospedagem com qualidade. Turismo é venda. É business. Campos tem que sair dos seus limites e se apresentar. É fundamental que as belezas de Campos sejam vendidas para outras cidades, estados e até feiras internacionais”, disse o deputado Comte Bittencourt.

Integram a comitiva da Comissão de Turismo da Alerj, na audiência pública, os deputados Silas Bento e Comte Bittencourt, além de: o secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix; subsecretário estadual de Turismo, Anderson Moura; diretor de Planejamento da secretaria de Turismo - TurisRio, César Werneck; e presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB/RJ), Marcos Navega.

Também participaram da audiência o presidente do Visitors & Bureau Campos dos Goitacazes, Luiz Eduardo Lima; o subsecretário de Turismo de Macaé, Leonardo Anderson, vereadores, secretários e representantes do nosso município e municípios vizinhos, como a secretária de Turismo Esporte e Lazer de Cardoso Moreira, Fabiana Menezes; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quissamã, Arnaldo Matoso; secretário de Turismo e Eventos de Casimiro de Abreu, Victor Ferreira Varela.
Integrantes da ASHCOM - Foto: Carlinhos Pacheco


Redação / Comunicação PMCG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!