Programa Vem Passarinhar acontece em julho no PELAG - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Programa Vem Passarinhar acontece em julho no PELAG

O Brasil oferece grande potencial para atrair observadores de aves (birdwatchers) de todo o mundo e esta atividade vem crescendo no país.

No Parque Estadual da Lagoa do Açu - PELAG, os observadores de aves poderão se reunir nos dias 15 e 16 de julho para registrar esse espetáculo da natureza.

A prática da Observação de Aves é uma aliada na conservação e geração de conhecimento sobre a biodiversidade. Muitas espécies de aves podem ser identificadas, contribuindo para o conhecimento científico pelo olhar do cidadão. Portanto trata-se de uma atividade não só bem-vinda como incentivada.

O bioma Mata Atlântica é um espaço privilegiado para a Observação de Aves, totalizando atualmente 891 espécies de aves conhecidas, ou seja, 46% do total registrado no país, com a presença de espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção. Só no Estado do Rio de Janeiro são 769 espécies de aves, e as unidades de conservação estaduais são excelentes locais para observá-las.
Programa Vem Passarinhar-RJ

Sob a coordenação da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dibap), do Inea, o Programa Vem Passarinhas-RJ nas unidades de conservação teve início em 2015. Em seu curto período de existência já apresenta resultados expressivos em prol da conservação e do papel educador que a atividade pode oferecer.

Ao longo de 2015 foram observadas 400 espécies de aves, ou seja, 52% de toda a avifauna registrada no território do Estado do Rio de Janeiro. Desse total, 140 espécies são endêmicas da Mata Atlântica. Das espécies registradas desde o início do programa, 130 estão em alguma categoria ou status de ameaça.

Todos os meses do ano, o Programa Vem Passarinhar-RJ reúne observadores de aves e amantes da natureza. A atividade de observação de aves é aberta e incentivada em todos os parques do estado, inclusive no Parque Estadual da Lagoa do Açu em qualquer dia do ano.

No Pelag, os participantes vão ter oportunidade de explorar todas as fases da restinga, além de poder andar no Banhado da Boa Vista e na Lagoa do Açu em busca do melhor "click", ainda há bastante tempo para se programar. Venha fazer observação de aves com o PELAG, espécies como o Bate-bico e o Socoí-amarelo esperam por você!

Maiores Informações:
PELAG / INEA (22) 27475316
Divulgação


Vem Passarinhar RJ / INEA / Redação Por Fabiana Henriques

Um comentário:

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!