Fiéis chegam a Santo Amaro após trajeto de 40 km - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 15 de janeiro de 2017

Fiéis chegam a Santo Amaro após trajeto de 40 km

(Foto: Divulgação/Secom)
Fé, tradição, turismo religioso e cultura marcam a Festa de Santo Amaro, Padroeiro da Baixada de Campos dos Goytacazes. A festa, realizada há 284 anos, reúne fé, turismo e cultura.


A programação religiosa começou no dia 6 de janeiro e tem seu ponto alto neste domingo (15), Dia do Padroeiro. Na noite deste sábado (14), milhares de fiéis iniciaram o trajeto religioso de quase 40 quilômetros da sede do município até o Santuário de Santo Amaro.

Muitos fiéis seguem em peregrinação de Campos até o distrito em agradecimento a uma graça recebida. A peregrinação dos fiéis ganhou formato de roteiro turístico, chamado de “Caminho de Santo Amaro”. A peregrinação consiste em uma caminhada de devotos de Santo Amaro até o distrito, um percurso de fé, que dura cerca de oito horas, em agradecimento a alguma graça alcançada.

“É uma bênção na minha vida ir caminhando até Santo Amaro. Quem tem fé, sabe do que estou falando. A partir das experiências de vida, vamos incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo e, assim, tem sempre alguém diferente no grupo”, disse o funcionário público Fábio José Neto Siqueira, 39 anos, que há 16 anos vai caminhando de Campos ao distrito.

De acordo com o superintendente de Turismo, Júnior Lucena, a prefeitura contou com três tendas no trajeto, sendo a primeira no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). “Além a do BPRv, as tendas distribuíram água e frutas, também, em Mineiros e Baixa Grande. Além de receber muitos fiéis, a Festa de Santo Amaro é muito importante para o turismo religioso, pela riqueza das igrejas centenárias do percurso. Agora, também, é santuário”, destaca Lucena.

Quando chegam ao distrito, os fiéis seguem até a Sala dos Milagres, onde depositam os ex-votos que, em geral, peças de cera que representam partes do corpo de alguém que recebeu a graça. Neste domingo, estão sendo celebradas sete missas entre 3h e 17h. Além de missas e procissão, também, é realizada a tradicional Cavalhada, uma representação da luta entre mouros e cristãos da Idade Média, que acontece nesta tarde.



G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!