Primavera começa na próxima quinta - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Primavera começa na próxima quinta

A primavera, estação do ano marcada pelas flores, terá início às 11h21 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira, dia 22 de setembro, e terminará na manhã de 21 de dezembro de 2016, quando se iniciará o verão.


A primavera é uma época em que ocorre o florescimento de diversas plantas, devido à reprodução de muitas espécies de árvores. Sendo assim, trata-se de um período em que a natureza fica ainda mais bela, com flores coloridas e perfumadas. A astronomia diz que a estação ocorre no equinócio de setembro (momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, ou seja, 12 horas cada).

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), com a chegada da primavera, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a chuvosa. Durante o período, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação. Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo.

Na Região Sul, há poucas alterações nos totais mensais de chuva, sendo o regime praticamente uniforme ao longo de todo o ano. Entretanto, aumenta a ocorrência de raios e de sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. No trimestre setembro, outubro e novembro, a maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. No centro-sul da Região Norte, o período chuvoso inicia-se nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoadas.

Ainda segundo o Cptec/Inpe, na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Brasil Central, as temperaturas máximas podem atingir valores muito elevados em função da forte radiação solar e da maior frequência de dias com céu claro. No entanto, neste período, ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio intensas e que podem causar declínio acentuado da temperatura no centro-sul do país. Nas regiões Norte e Nordeste, há pouca variação de temperatura ao longo do ano.

Neste ano, segundo meteorologistas, a Região Sul deve registrar menos chuva durante o período do que no ano passado e mais chuva em relação a 2015 no centro e norte do país. Além disso, a estação contará com temperaturas mais baixas neste ano. A grande da estação mudança gira em torno da ausência do El Niño.




C24H

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!